VW Saveiro reestilizada é lançada com preços a partir de R$ 95.770

Facelift alterou alguns pontos da carroceria e interior, mas sem troca de plataforma ou de trem de força.
Seguindo o exemplo da Amarok, a Saveiro ganhou versão Extreme
Lançada há 41 anos, a Volkswagen Saveiro já foi a picape mais vendida do segmento, mas a coisa mudou de figura desde que a Strada ganhou força no mercado. Hoje, o modelo da Fiat domina não somente o segmento, como também é o carro mais vendido do Brasil. Logo, a marca alemã precisava alterar a sua picapinha com urgência, uma reforma que foi lançada nesta sexta-feira. A gama começa com a versão Robust de R$ 95.770 e termina na nova versão Extreme, que substitui a antiga Cross e chega a R$ 114.580.
De acordo com o pessoal da VW, a Robust ficou cerca de R$ 1 mil mais cara, mas teve a adição de equipamentos. Em relação à antiga Cross, a Extreme é cerca de R$ 9 mil mais barata, mas não inclui os itens que viraram pack, porém, mesmo com o opcional, ela mantém um desconto de R$ 7 mil.

As mudanças foram típicas de um facelift, uma vez que não mudou a maior parte da carroceria, mantendo os painéis laterais, por exemplo. No final, ainda é o mesmo projeto da terceira geração que foi lançada no segundo semestre de 2009 – a VW considera cada facelift uma geração nova.

Os faróis são mais recortados na base inferior, cujo desenho ficou mais alinhado com as novas grades. O capô passou a ostentar vincos pronunciados, o que dá uma impressão maior de robustez. O para-choque dianteiro é igualmente novo, sendo pintado de preto na versão Robust – as demais têm peça na cor da carroceria. Já a parte traseira aposta em lanternas de LEDs com novos elementos internos, mas sem mudar o recorte delas. O para-choque traseiro também é novo e ficou mais anguloso. Uma faixa em preto fosco faz a ligação visual entre as lanternas das versões Trendline e Extreme – a Robust traz apenas o nome da versão na tampa, com novo grafismo.
A Saveiro renovada tem cinco opções de cores: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para a linha 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
Bancos têm revestimento bicolor que imita couro, além de novos grafismos dos instrumentos.
Por dentro, a maior parte das alterações ficou concentrada na Extreme. Da mesma maneira que a antiga Cross, ela traz acabamento diferenciado, incluindo bancos revestidos de couro sintético com novo padrão, acabamento repetido nos painéis e apoios de braço das portas. O quadro de instrumentos tem novo grafismo amarelado, enquanto o painel aposta em um friso com acabamento que imita aço escovado.
Na prática, as evoluções são cosméticas, pois foi mantido o trem de força do modelo anterior. O motor 1.6 16V se tornou padrão depois que o 1.6 8V passou a não atender os limites de emissões. São 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina), números um pouco contidos para a atualidade. O câmbio manual de cinco marchas continua a ser a única opção, uma vez que a VW preferiu não investir para adaptar o conhecido Tiptronic automático de seis marchas, caixa que era usada pelos companheiros Gol e Voyage, ambos baseados na plataforma PQ24.
A versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceria.
Nem por isso não foram adotadas pequenas modificações mecânicas, coisas pontuais, mas que são úteis. Para ajudar no fora de estrada, a suspensão dianteira ficou um centímetro mais alta. Com as modificações de altura e do desenho do para-choque, os ângulos off-road são de 23,8 graus na dianteira e 27,6 graus na traseira, com 19,6 cm de distância do solo.
Os freios são a discos nas quatro rodas desde as versões mais baratas, sendo ventilados nas dianteiras. A cabine dupla tem caçamba de 580 litros e capacidade de carga de 638 kg, números que passam a 924 l e 664 kg na cabine simples.
Ficaram de fora algumas modernidades que se tornaram quase que padrão na indústria, exemplos da direção elétrica e airbags laterais – a da Saveiro é elétrica, enquanto as bolsas infláveis não passam das frontais, que são obrigatórias. Sem falar das quatro portas, algo que a Strada cabine dupla possui. São soluções que farão parte do cardápio da nova geração, no entanto, ainda vão demorar alguns anos até que ela seja lançada.
Julio Cabral/ Ao contrário da versão Trendline, a Robust tem opção de cabine simples ou dupla
Confira os preços das configurações e o que cada uma delas traz de itens de série e opcionais.
A lista segue a ordem de versões, não de preço.
Saveiro Robust – R$ 95.770
. Ar-condicionado
. Direção hidráulica
. Vidros elétricos
. Travas elétricas
. Sensores de ré traseiros
. Controle de tração e de estabilidade com auxílio de partida em rampa
. Airbags frontais (obrigatórios)
. Alerta de uso do cinto de segurança do motorista
. Banco do motorista com ajuste de altura
. Luzes de rodagem diurna (halógenas)
. Entrada USB (no console)
. Retrovisores externos com repetidores de seta
. Preparação para som
. Protetor de caçamba
Saveiro Robust Cabine Dupla – R$ 109.710
Acrescenta:
. Bagageiro de teto
. Desembaçador do vidro traseiro
. Porta-celular no encosto do banco do carona
Saveiro Trendline Cabine Simples – R$ 101.490
Acrescenta:
. Parachoque dianteiro, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do carro. Curiosamente, o parachoque traseiro é preto
. Faixas laterais
. Espelhos com regulagem elétrica e tilt-down, recurso que baixa automaticamente o espelho direito para ajudar em manobras de estacionamento
. Brake-light
. Iluminação do compartimento de carga
. Detalhes de tecido nos painéis das portas
. Computador de bordo
. Aplique no painel que imita material escovado
. Chave canivete com comandos
. Faróis que se acendem ao acionar o comando da chave e permanecem acesos por um tempo após você trancas o carro
. Alarme
Opcionais:
. Pacote interatividade (R$ 2.180)
Inclui: multimídia, alto-falantes e volante multifuncional, mas traz somente dois alto-falantes, uma falha para um carro desse valor
. Pacote conforto (R$ 5.255)
Inclui: rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, capota marítima e câmera de ré
Saveiro Extreme Cabine Dupla – R$ 114.580
Acrescenta:
. Rodas de liga leve aro 15 diamantadas
. Santoantonio
. Capota marítima
. Faróis de neblina
. Câmera de ré
. Bancos de couro artificial
. Multimídia de 6,5 polegadas (não tem Apple CarPlay ou Android Auto sem fio)
. Volante multifuncional com o mesmo revestimento que imita couro
. Coluna de direção com ajuste de altura e de profundidade
. Bloqueio eletrônico do diferencial
. Som com dois tweeters e quatro alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros)
. Pedaleiras esportivas
Opcionais:
. Pacote Tech (R$ 2.160)
Inclui: assistente de controle de descida em rampa, ABS off-road, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luz (acionam automaticamente limpadores de para-brisa e acendimento dos faróis, respectivamente) e retrovisor interno fotocrômico (impede o ofuscamento).
iG Carros
