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Volkswagen Karmann Ghia TC, colecionadores buscam este raro tesouro

A Volkswagen e a Karmann Ghia fabricaram pouco menos de 18 mil unidades do belíssimo Karmann-Ghia TC.

O TC era uma proposta inovadora no inexplorado mercado de esportivos brasileiros. Entretanto, a qualidade de sua construção não era tão boa quanto o modelo anterior, o lendário Carmann Ghia da primeira geração. O modelo já saia de fábrica com um problema de corrosão, que nem o fabricante conseguiu resolver, esse modelo que saiu de linha há mais de 40 anos o karmann ghia TC, se tornou uma raridade, um exemplar em estado original de conservação é alvo de colecionadores endinheirados pelo mundo afora.

O novo modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1970, o Karmann-Ghia TC (Touring Coupê), chamava a atenção e enchia os olhos dos visitantes. O novo veículo era  montado sobre a plataforma do TL. A sua traseira fastback e detalhes dos faróis e pará-lamas fazia ele se assemelhar ao Porsche 911.

A carroceria contava com as mesmas grades dianteiras falsas do modelo anterior, embora ainda maiores. Sua tampa traseira englobava o vidro, tornando-o um hatchback de dois volumes e meio. Esta configuração (assim como no caso da Variant e do Brasília) deixava o motor dentro do compartimento de passageiros. Isso causava problemas de excesso de ruídos, minimizados com a aplicação de isolamento acústico na tampa do motor.

A adoção de freios a disco nas rodas dianteiras e um baixo centro de gravidade contribuíam para o apelo esportivo que a montadora queria do modelo. Mesmo o motor sendo um 1600, como nos últimos Karmann-Ghias, no TC vinha com o mesmo acerto da motorização que equipou o “Super-Fuscão”: quatro cilindros contrapostos, quatro tempos, traseiro, diâmetro e curso do cilindro de 85,5 x 69 mm; 1584 cc, taxa de compressão de 7,2:1; potência máxima de 65 HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 3000 rpm; sistema de alimentação com dois carburadores de corpo simples, de aspiração descendente. Como resultado a Volkswagen anunciava que seu novo esportivo era capaz de atingir 145 km/h.

Mesmo que seu design ainda agradasse na época, e praticamente sem concorrentes nacionais, o peso dos anos foi o responsável pelo fim do modelo.

Em 1975 o modelo TC deixou a linha como o último Karmann-Ghia fabricado no Brasil.

Da redação/com Wikipédia

 

 

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