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Virtus 2024: como é a nova versão de entrada do sedan?

Interação entre o motor 1.0 turbo mais “manso” e o câmbio manual deixa o modelo prazeroso de dirigir? E o acabamento?

Para além das mudanças estéticas da reestilização, o Virtus 2024 ficou mais acessível. Antes, o sedan compacto da Volkswagen partia da casa dos R$ 120 mil. Porém, agora, o modelo tem preço inicial de R$ 103.990 na configuração 170 TSI manual. Mas, será que essa nova versão de entrada vale a pena?

Do ponto de vista estético, o Virtus 2024 de entrada ganhou as mesmas alterações das demais versões, matando a hipótese de existir uma espécie de Virtus Track para compensar o fim do Voyage. A principal ideia da Volkswagen foi descolar a imagem do Virtus como o hatch do Polo.Volkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do balanço dianteiro.Volkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, de frente.Mesmo na versão de entrada, Virtus tem cromados e rodas em liga leve, com 15 polegadas.Volkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, de traseira.Visual traseiro ficou mais “limpo” na reestilização

Para isso, o balanço dianteiro foi ampliado em 69 milímetros, equilibrando melhor as proporções do sedan. Ao mesmo tempo, componentes da dianteiras como faróis, grade e capô foram orientados mais para a frente, enquanto no Polo a frente fica mais voltada para baixo.

Interior tem quadro de instrumento digital

Já na versão de entrada, 170 TSI manual, o Virtus 2024 conta com quadro de instrumentos digital de 8 polegadas. Diferente do Polo, essa tela traz o conta-giros mesmo no primeiro pacote. No entanto, essa configuração com câmbio manual é a única que não oferece saídas de ar condicionado e tomadas USB tipo C para os passageiros do banco traseiro.Volkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do volante e quadro de instrumentos digital.Mesmo na versão de entrada o quadro de instrumentos é digital, com 8 polegadas52e5599a volkswagen virtus 2024 170 tsi manual alavanca de cambioAlavanca do câmbio manual de 5 marchasVolkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do banco traseiro.Entre-eixos de 2,65 metros assegura bom espaço traseiroVolkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do painel de porta.Portas dianteiras têm aplique de tecidoVolkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do painel.Painel tem novo aplique em plástico

Outro ponto positivo do Virtus 2024, mesmo na versão de entrada, é o bom espaço interno, como indica o entre-eixos de 2,65 metros e o porta-malas de 521 litros. O pacote 170 TSI manual não chega a usufruir das melhorias no acabamento interno das versões mais caras, mantendo o padrão com excesso de plástico duro.

Ao volante do Virtus 2024 com motor 170 TSI

O 170 TSI é o mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros que já vinha sendo usado, porém com uma “pegada” mais branda. Esse propulsor flex tem até 116cv de potência, a 5.000rpm, e 16,8kgfm de torque, já aos 1.750rpm (quando abastecido com etanol).Volkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, detalhe do motor.Motor 1.0 turbo tem “pegada” mais brandaVolkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, de frente.Novos elementos deixaram visual aparentemente mais largoVolkswagen Virtus 2024 170 TSI manual, de traseira.Nova logomarca da Volkswagen

E, apesar da versão de entrada do Virtus 2024 ter várias desvantagens, seu câmbio manual de 5 marchas é um grande aliado para quem ainda não se cansou de trocar marchas. Não é segredo que as trocas manuais permitem uma análise muito melhor, se adaptando melhor para cada situação.

Assim, não se nota grande diferença em relação ao motor 200 TSI, com até 128cv e 20,4kgfm. Porém, o mesmo não pode ser dito para a configuração 170 TSI com câmbio automático. Outra melhoria apontada pela Volkswagen foi uma suspensão com acerto mais confortável, o que não pôde ser aferido devido à boa pavimentação dos trechos em que dirigimos.

Ficha técnica – Volkswagen Virtus 2024 170 TSI Manual

Motor 170 TSI 1.0 turbo flex com três cilindros e 12 válvulas
Potência 109cv (g) / 116cv (e) a 5.000rpm
Torque 16,8kgfm (g/e) a 1.750rpm
Câmbio Manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades
Tração Dianteira
Suspensão Dianteira: independente tipo McPherson
Traseira: eixo interdependente com braços longitudinais
Direção Com assistência elétrica
Freios Com discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira
Comprimento 4,56 metros
Largura 1,75 metro
Altura 1,47 metro
Entre-eixos 2,65 metros
Porta-malas 521 litros
Tanque de combustível 52 litros
Peso 1.202 quilos
Carga útil 398 quilos
Aceleração (0 a 100km/h) Gasolina: 11,8 segundos
Etanol: 11,7 segundos
Velocidade máxima Gasolina: 187 km/h
Etanol: 192 km/h

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Fonte: Volkswagen

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