Política

Vereador Dr. Felipe Horta aprova PL que cria “Programa Residência em Medicina de Família e Comunidade”

O vereador Dr. José Felipe Horta tem muito que comemorar, porque uma das suas propostas de campanha, era contribuir para melhorar a qualidade do atendimento da rede básica de saúde do município. O projeto do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Foi aprovado na sessão da câmara dos vereadores na tarde de hoje (16). O vereador se empenhou muito na intermediação do projeto entre a coordenação do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). e o Município.
Após tomar conhecimento do projeto ele agendou uma reunião para o dia 17 de fevereiro deste ano, entre a comissão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o prefeito José Carlos do Pátio, o prefeito entendeu a importância do projeto para qualificação e fixação de médicos em nossa cidade, e prontamente mostrou interesse na parceria. Aconteceram diversas reuniões, com o atual secretário de saúde Vinicius Amoroso e Secretário Adjunto Dr. Hélio Garcia, e a comissão, até que tudo foi alinhado e adaptado entre as partes, depois de tudo acertado o vereador José Felipe apresentou o projeto, que foi aprovado na tarde de hoje.
O principal objetivo do programa é a formação de excelência para residentes (médico clínico geral sem especialidade ou recém-formado) capazes de manejar as condições de saúde prevalentes da população, em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva, qualificada e humanizada. A formação dos residentes, primeiro ano teremos 4 “R1” e no segundo ano 4 “R1 “e 4”R2”, totalizando 8 médicos especialistas em PSF a cada 02 anos, vai se desenvolver prioritariamente em Unidade Básica de Saúde, coordenada pela parceria entre a UFR e Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, ou seja, acontece principalmente em estágios na Estratégia Saúde da Família.
“Assim que assumi a legislatura como vereador, fiz uma constatação, através de requerimento e visitas, que nossa saúde básica estava em crise, baixa resolutividade e qualidade, principalmente pelo grande déficit de médicos na rede básica de saúde, pela dificuldade em contratação e fixação do médico em nossa cidade, apesar de estarmos formando anualmente , 40 médicos pela UFR.
Hoje, os médicos formados na UFR que queiram se qualificar, buscam a residência médica fora do nosso município e ou fora do Estado de Mato Grosso. Desta forma, vejo que o projeto vem de encontro à necessidade da população e, além de estarmos resolvendo o problema, teremos médicos com perfis para a saúde da família e resolutivo, consequentemente melhorando a qualidade do atendimento e satisfação do usuário, que é o principal objetivo.
São momentos como esse que me dá alegria em poder representar cada um dos munícipes de nossa cidade! Tenho muito orgulho em ter sido parte decisiva e fundamental na condução do projeto de residência médica em nossa cidade! Finalizou o vereador José Felipe Horta.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *