Variedades

Única brasileira da Olimpíada Internacional de Informática passa no MIT aos 17 anos.

Ela começou em competições de informática aos 11 anos e agora passou no MIT, nos EUA .
Imagem de capa para Única brasileira da Olimpíada Internacional de Informática passa no MIT aos 17 anosA estudante de 17 anos, Carolina Moura Valle Costa, de São Paulo (SP) – a única mulher brasileira que já participou da Olimpíada Internacional de Informática – foi aprovada no MIT, considerada uma das melhores universidades do mundo.

A disputadíssima universidade Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, é a nova conquista de Carol, que sabe bem o seu valor:

“Ouvi muito, até chegar aqui, que sou batalhadora, porque fui contra a minha natureza e quis estudar exatas. É um machismo sutil. Em grupos [com homens], sinto que sempre preciso provar mais meu valor”, afirma.

Carolina Moura está no 3º ano do ensino médio

Mesmo tão jovem, ela ganhou medalha de bronze nas edições de 2020 e 2021 na Olimpíada Internacional de Informática. Para ter uma ideia, desde 1999, todos os convocados para a competição eram homens e Carol quebrou esse tabu.

Ela também tem uma medalha de ouro na Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI); dois ouros na Olimpíada Ibero-Americana de Informática; 3 ouros e 2 pratas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e um bronze na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO).

Carol começou em competições desse tipo aos 11 anos e conta que, a princípio, os resultados não eram tão bons.

“No começo meus resultados não eram muito bons, até porque eu não sabia quanta dedicação era necessária, ou os métodos apropriados para estudar. Com o tempo, peguei o jeito”, contou a jovem.

Projeto social para incentivar outras meninas

E para levar mais garotas às Olimpíadas, Carol tem um projeto social para incentivar outras meninas.

“Preparo um material para ensinar a base da programação para elas. Já conseguimos resultados muito legais, como o de uma aluna que foi para a Olimpíada Europeia de Informática e ganhou uma medalha de prata”, revelou.

 

Sónotíciaboa!
Fotos: Colégio Etapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *