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Umei José dos Reis Sales promove imersão cultural com vivências juninas

Enriquecendo o conhecimento dos alunos, a direção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) José dos Reis Sales, no Parque São Jorge, preparou uma semana de vivências juninas com o tema “Tudo o que o Brasil tem de bom” com encerramento nesta sexta-feira (28).

O projeto visa uma imersão cultural para os bebês e crianças – de quatro meses a três anos –matriculadas na unidade por meio de costumes, brincadeiras, danças e comidas típicas de vários estados brasileiros promovendo pequenas descobertas de maneira lúdica e prazerosa.

Segundo a diretora, Débora França, a primeira região trabalhada para produção cultural foi norte-nordeste com apresentação dos alunos do primeiro agrupamento utilizando a música do Boi-Bumbá e no cardápio caldinho de abóbora, caldinho de feijão e baião de dois acompanhados de suco de caju.

“A gente serviu comidas típicas e as professoras fizeram exposição de atividades que elas vieram trabalhando com as crianças”, citou França.

O segundo agrupamento apresentou sobre a região Sudeste com enfoque em Minas Gerais com a música “Balancê” e sobre o estado de Mato Gosso. Entre as comidas típicas as crianças puderam degustar uma galinhada com couve refogada e arroz carreteiro acompanhado de suco de acerola.

As turmas dos terceiros agrupamentos foram trajados para apresentar sobre as belezas mato-grossenses ao som de “É bem Mato Grosso” e no menu espetinho, arroz, farofa e vinagrete. Finalizando a semana com o estado de Goiás com a trilha sonora “Quando eu quero mais eu vou pra Goiás” e “O povo de Goiás é bom demais”, além da lista de itens comestíveis típicos com caldo de milho e frango desfiado acompanhado de arroz colorido (enriquecido com legumes).

Todo o cardápio foi elaborado dentro das normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes que apresentam algum tipo de alergia também são atendidos com adequação no preparo e oferta dos alimentos.

“Foi extremamente importante trabalhar as vivências, mostrar que é uma questão cultural, sobretudo na diversidade do nosso país. As crianças receberam muito bem mesmo sendo bem novas. E, esse momento das apresentações tem proporcionado muita interação. Eles têm essa oportunidade de assistir, depois vem o momento de todos socializar e interagirem. Então tem sido um momento muito rico para eles”, ponderou a coordenadora, Mariana Mattos.

Os educadores possibilitaram os estudantes de ingressarem – devidamente equipados – na cozinha para acompanhar e auxiliar no preparativo, assim como trabalharam artesanato confeccionando lembrancinhas para levarem às famílias após a finalização do projeto.

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