Política

Trump diz que pedirá recontagem de votos

A campanha de Donald Trump disse nesta quarta-feira 4 que irá à Justiça para tentar suspender a contagem de votos na Pensilvânia, uma estratégia que já usou em estados importantes como Michigan e Wisconsin.

A campanha do republicano acusou as autoridades eleitorais de proibir os observadores de se aproximar a menos de 7,6 metros da contagem.

“Estamos processando para suspender temporariamente a contagem até que haja transparência significativa e os republicanos possam garantir que todas as contagens sejam feitas de acordo com a lei”, disse o vice-diretor da campanha, Justin Clark, em um comunicado.

Michigan

A campanha de Trump também deu início a uma ação judicial para suspender a contagem no importante estado de Michigan, onde Joe Biden venceu, de acordo com a AFP.

“Iniciamos um processo em um tribunal de apelações de Michigan para interromper a contagem até que nos concedam acesso significativo”, disse a campanha do republicano em um comunicado, sem fornecer provas de que foram banidos das instalações.

Wisconsin

No estado de Wisconsin, a emissora CNN e o jornal The New York Times, citando a agência Associated Press, atribuíram a vitória a Biden, dando a ele mais dez votos no colégio eleitoral. Segundo a AFP, Biden soma 264 eleitores dos 270 necessários para se tornar presidente americano, frente a 214 para Trump.

A campanha de Trump, porém, disse que exigirá uma recontagem dos votos no estado.

“Têm havido relatos de irregularidades em vários condados de Wisconsin, que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados”, disse o gerente de campanha, Bill Stepien, em um comunicado.

Mais cedo, Trump alegou falsamente que já havia ganhado as eleições e que os votos restantes – sendo a maioria de votos antecipados por correios – eram uma forma de “fraude”.

Uma recontagem em Wisconsin durante a eleição presidencial de 2016, na qual Trump conquistou o estado como parte de sua vitória contra a democrata Hillary Clinton, encontrou apenas 131 votos extras para o republicano.

METRÒPOLES/Site Parceiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *