Polícia

Sinop: Padre que abusou sexualmente de crianças e adolescentes na igreja é condenado a 48 anos de prisão.

Padre Nelson Koch foi indiciado por estupro de vulnerável e importunação sexual — Foto: Reprodução/Diocese de SinopPadre Nelson Koch foi indiciado por estupro de vulnerável e importunação sexual .

padre Nelson Koch, de 54 anos, que abusou sexualmente de crianças e adolescentes em uma igreja onde trabalhava em Sinop, no norte do estado, foi condenado a 48 anos de prisão. Ele foi denunciado por importunação sexual e estupro de vulnerável contra três adolescentes. O processo corre sob sigilo e não há detalhes da decisão.

Nelson foi preso pela primeira vez no dia 17 de janeiro. Depois, foi solto e preso novamente. A defesa do padre chegou a pedir prisão domiciliar, que foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda-feira (17), defesa do padre informou à TV Centro América que ainda não teve acesso à decisão da condenação.

Relembre o caso

Uma das vítimas, hoje com 15 anos, relatou à Polícia Civil, que começou a ser abusada pelo religioso quando tinha 7 anos.

De acordo com o delegado, a mãe de um dos adolescentes declarou que o filho trabalhava desde 2021 na igreja liderada pelo religioso e teria sofrido abusos sexuais praticados em diferentes períodos.

Outro adolescente, de 17 anos, também ouvido pela Polícia Civil, confirmou que o padre havia cometido estupros contra ele por três anos.

Depois, mais duas pessoas procuraram a Polícia Civil relatando que foram vítimas dele quando eram crianças e adolescentes.

Uma das vítimas relatou que sofreu abusos quando tinha 9 anos. Os pais dele e o padre eram amigos. Em confiança, os pais deixavam ele e o irmão mais novo na casa do padre quando participavam de festas na paróquia.

“Nesses momentos que a gente ficava lá, o padre tinha comportamentos, vamos dizer assim, brincadeiras que na época não via com malícia. Eram carícias, de ficar colocando no colo, ficar deitando e me deitando por cima, chamar para um quarto para deitar na cama. Na primeira eucaristia, você tem aquela primeira confissão que você faz com um padre. Eu estava nervoso em um nível absurdo. Não conseguia falar”, disse uma das vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *