Geral

Sicredi leva debate sobre acesso às políticas públicas na agricultura familiar para a 50ª Exposul

Para fortalecer a agricultura familiar é necessário que os produtores tenham acesso às políticas públicas de incentivo à atividade, como as linhas de crédito com juros mais baixos. A Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA irá levar esse debate para a 50ª Exposul, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), no dia 6 de agosto. Serão mais de oito horas de palestras e atividades com temas relacionados à agropecuária.

Entre as palestras que serão ministradas está a de “Agricultura Familiar e Acesso às Políticas Públicas”, com a engenheira agrícola e ambiental, Drª Maria Debora Loiola Bezerra da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Rondonópolis.

Uma das possibilidades que serão apresentadas aos pequenos produtores é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que pode ser acessado através do Plano Safra 2024/2025, que libera crédito a baixos juros com subsídio do Governo Federal.

Para a região Sul de Mato Grosso, a Cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará disponibilizou R$ 353 milhões em crédito para o setor, que para a agricultura familiar tem juros de até 6%. Esses valores poderão ser usados para compra de maquinário, insumos e expansão da produção, entre outros.

“A agricultura familiar representa 77% de todos os estabelecimentos agrícolas do país e é responsável por 23% do valor bruto da produção agropecuária. E ainda existe um enorme potencial de expansão, mas para isso é necessário o acesso ao crédito. Escolhemos levar esse debate para a Exposul por entender que esses produtores precisam ter essas informações para poder decidir o que é melhor para a sua propriedade”, explica o presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Túlio Duarte Soares.

Além da agricultura familiar, a programação da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA na Exposul também terá temas como o manejo de pastagens e alternativas de nutrição para o período de seca, proteção para propriedades rurais, regularidade ambiental e os benefícios do cooperativismo para a vida do produtor.

“Preparamos uma programação bem diversa e gratuita para atender os produtores não só da região Sul, mas de todo o Mato Grosso. Elencamos alguns dos principais questionamentos do setor para levar esclarecimentos baseados em estudos e vivência de mercado, para que o produtor saia desse evento com conhecimentos que irão fortalecer o seu negócio”, enfatiza Marco Túlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *