Local

SEMOB: Secretário fala de projetos e como planeja o trânsito da cidade para o futuro

O engenheiro Thales Tati Gonçalves Vicente, secretário da SEMOB – Secretária de Mobilidade e Trânsito de Rondonópolis, tem pós graduado em gestão de Projetos, engenharia de avaliações e perícias, planejamento e desenvolvimento regional, engenharia de tráfego e planejamento urbano, disciplina contida na grade curricular.

O secretário concedeu entrevista ao site Seu Bairro Hoje, falou o que vem sendo feito na sua secretaria, faslou também, dos projetos futuros para resolver as questões relacionadas ao trânsito da nossa cidade.

Quando assumimos a Secretária, como era de se esperar, a conta estava zerada, o que atrapalha bastante nosso trabalho já que grande parte do nosso orçamento é para custeio, nesse caso a secretaria fica na dependência de outras secretarias, a maioria dos investimentos dependem do fundo de trânsito,  hoje estamos com dificuldade até para fazer uma licitação, porque a dotação aprovada é do ano passado, nossos recursos são oriundos desse fundo, não tendo dinheiro não posso nem fazer uma licitação para adquirir tintas para sinalização.

Estamos terminando um processo para licitar a revisão do plano de mobilidade, mas por enquanto não temos este recurso, no mês de abril, os proprietários de veículos começam a pagar o IPVA e infração de trânsito. Então teremos recursos para dar andamento na melhoria do sistema viário da cidade.

Assim que assumimos, nossa preocupação foi de melhorar a sinalização, começamos por colocar placas de limite de velocidade nas principais ruas e avenidas, fizemos mudanças no sentido de algumas vias, que se faziam necessárias para maior fluidez do trânsito naqueles locais. Na rua Juscelino Kubitschek no jardim Primavera, no Parque São Jorge, a rua 04 que é estreita e tinha fluxo nos dois sentidos, após ser feito um monitoramento e contagem de veículos, optamos por deixar ela fluindo em um único sentido (centro bairro) o que melhorou em muito o trânsito naquela via. Mesmo com pouco recurso estamos fazendo o possível para melhorar o nosso sistema viário.

Nos preocupamos em revitalizar a sinalização tanto vertical como a horizontal em frente das escolas, demarcamos espaços para embarque e desembarque, que antes não existia, estamos preocupados em garantir a segurança dos alunos.

Outra preocupação é com os semáforos especialmente na região central, queremos garantir o que chamamos de Onda Verde, os sinais vão abrindo na sequência, oferecendo aos condutores maior fluidez. Hoje estamos rodando um plano semafórico diferente, e mais eficaz, acompanho todo o sistema da minha sala, se preciso, acionamos imediatamente o pessoal da manutenção, isso nos dá maior agilidade na solução do problema, que antes era preciso até cinco horas, estamos solucionando na maioria das vezes em uma hora em média, quando acontece rompimento de fibra ótica, demora um pouco mais, pois passa a ser responsabilidade da operadora de internet.

Estamos trabalhando na conscientização dos condutores, visando orienta-los para um trânsito mais seguro, com um trabalho massivo nas redes sociais e nos veículos de comunicação, através do Gabinete de comunicação, promovemos a ação Semana do Trânsito, com o tema desacelere, pois percebemos que a maioria dos acidentes acontecem por velocidade excessiva, foram feitas blits educativas, palestras em empresas e escolas, para encerrar esta ação, foi feiro um pitstop no centro, levando mais informações e orientação para os condutores.

Estamos trabalhando no planejamento e reestruturação de um plano de mobilidade que atenda o momento atual e para os próximos anos, já estamos concluindo este trabalho, que será entregue nos próximos dias ao prefeito.

Este documento vai nortear os trabalhos da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, está é uma meta da nossa gestão.

Nós temos convicção que o município precisa de um pátio para guardar os veículos apreendidos com segurança, mas precisamos fazer de forma planejada, para não incorrermos nos erros passados, quando os proprietários de veículos tiveram que pagar diárias e taxa de guincho abusivas. Sabemos que o pátio de apreensão é um mal necessário, mas estamos estudando com carinho essa questão antes de bater o martelo.

Outra preocupação nossa é com relação ao transporte coletivo, quando recebemos a autarquia havia menos da metade dos ônibus rodando, hoje a frota está recuperada e pronta para atender a população, vamos diminuir o tempo de espera nos pontos com mais ônibus rodando.

É compromisso da gestão a passagem há um real, porém vamos fazer de forma gradativa, possivelmente já no mês de abril vamos reduzir em um real o valor da passagem, que hoje custa 4,10 (quatro reais e dez centavos), vai reduzir para 3,10 (três reais e dez centavos), isso será um alívio para o bolso daqueles que precisam tomar mais de duas conduções por dia.

Quanto ao Rotativo Rondon, no primeiro contrato rezava que poderia ser feito apenas um aditivo por igual ou menor período, porém já havia sido feito esse aditivo, ficamos sem condições para renovar com a empresa que explorava o serviço, quando do fim do contrato. Vamos abrir nova licitação para que o serviço seja reativado.

A lei municipal 6.916 que prevê o estacionamento rotativo, vai ser respeitada com a contratação de uma nova empresa para explorar este serviço, o estacionamento rotativo ajuda a ordenar o trânsito. Finalizou o engenheiro Thales Tati.

Da redação

Fotos: JC Garcia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *