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Secult realiza oficina para artesãos conhecerem técnicas de divulgação pelo Instagram

Por Roberta Azambuja

Divulgação

Mostrar ao público o trabalho produzido por meio das redes sociais muitas vezes é um desafio para os artesãos. Assim, a Secretaria de Cultura e Juventude de Rondonópolis (Secult), em parceria com Instituto Empreendedor Social, a Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) promoveram, nessa quinta-feira (20), no Centro Cultural José Sobrinho, um workshop para ensinar os profissionais do artesanato da cidade a fazer da internet uma vitrine para seus produtos.Tendo como objeto de aprendizado a habilidade para lidar com o Instagram, com alavancagem do engajamento, uso de hashtags, produção de fotografias, utilização de iluminação adequada e alimentação periódica da rede, entre outras funcionalidades, a capacitação preparou os artesãos para valorizarem e exporem seus produtos através desse serviço de compartilhamento de fotos e vídeos.

“Conhecimentos como este que os artesãos estão adquirindo nessa imersão permitem a eles darem visibilidade ao trabalho que realizam, prospectarem suas vendas e, assim, aumentarem suas rendas e contribuírem ainda mais com a economia do município de Rondonópolis”, assinalou a secretária de Cultura, Eryka Hill.

Ministrada pelo especialista em informática e mídias sociais Raphael Caiado, em conjunto com o diretor da Amiscim, José Paulo Traven, a capacitação ocorreu pela manhã e à tarde e contou com a presença de profissionais dos mais diversos tipos de artesanato, desde crocheteiros, até bordadeiros, produtores de colares e de bonecos.

“Nosso objetivo com esse curso é auxiliar os artesãos para que eles consigam abrir suas lojas no Instagram e realizar suas vendas de forma virtual, ampliando suas possibilidades. Afinal, hoje quem está na internet está no mundo”, explicou José Paulo.

Empolgada com o novo conhecimento, a bordadeira Cicera Barreto de Moura conta sobre sua motivação para compreender mais sobre o Instagram: “Essa é uma ferramenta para mostrar meu trabalho e captar mais clientes. Como minha clientela é diversificada, pois faço ponto cruz, roupas para crianças, aplicação de pérolas em vestimentas, bolsinhas e cestinhas e arranjos de cabeça para noivas preciso dar visibilidade a essa produção. Quem publica para mim é o meu filho. Mas, agora, eu mesma vou poder fazer isso”.

“Ao dominarem essas habilidades e darem visibilidade aos materiais por meio do Instagram, além de fazerem a manutenção da loja virtual assim como se faz a de uma loja física, os artesão ganham a possibilidade de ampliarem a divulgação de suas produções, o sucesso dos seus produtos e, consequentemente, suas vendas e rendas. O artista realiza sua arte a partir do lugar onde está. E, assim, em um efeito dominó, com a comercialização do seu trabalho ele aumenta a visibilidade do município e, com a geração de renda, melhora a qualidade de vida dessas pessoas e lhes proporciona dignidade ”, observa o diretor da Amiscim.

Tomado pelo entusiasmo de publicar fotos mais elaboradas e atrativas, assim como adquirir mais agilidade no manuseio do Instagram, o artista plástico e artesão Bruno Santos, compartilha sua experiência: “Eu queria me aprimorar nas redes sociais, pois, apesar de eu mesmo postar as imagens no Instagram, elas não têm o engajamento que espero. Então, resolvi participar do seminário para aprender a divulgar melhor meu trabalho e aumentar as vendas e me tornar mais conhecido pela população”.

José Paulo enfatizou o prazer de poder contribuir com o crescimento do Setor de Artesanato de Rondonópolis: “Sentimo-nos honrados em poder colaborar com o progresso desses profissionais e estamos sempre prontos para participarmos de atividades que deem a eles reconhecimento e dignidade”.

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