A bancada de Rondonópolis no Parlamento do Estado será composta, a partir de 2023, por Nininho (PSD), Thiago Silva (MDB), Sebastião Rezende (União) e Cláudio Ferreira. Desses, apenas Cláudio Ferreira obteve a maior votação dentro de Rondonópolis. Já Nininho, Sebastião Rezende e Thiago Silva tiveram a maior votação em outros municípios espalhados pelo Estado.

Nininho foi eleito com 50.875 votos, sendo 9.856 destes em Rondonópolis. Thiago Silva se manteve na Casa com uma votação de 30.506 votos, sendo 12.999 de Rondonópolis. Sebastião Rezende conseguiu se reeleger com 36.919 votos, sendo 2.663 votos na cidade. Já Cláudio Ferreira conquistou uma vaga na Assembleia com 26.234 votos, sendo 21.702 votos na cidade.

Interessante citar que, na eleição passada, Claudinei Lopes havia sido eleito em grande parte pelo intenso apoio do movimento bolsonarista. Nesta eleição, assim como exposto em matéria do A TRIBUNA, o grupo chamado 100% Conservador (G-100%) já apontava que a grande maioria dos bolsonaristas não votaria em Claudinei diante da atuação no Parlamento Estadual em conjunto com deputados do PT.

Mesmo sendo de Rondonópolis e com defesa bastante forte das causas da cidade, Sebastião Rezende novamente perdeu espaço para outros candidatos rondonopolitanos. Neste pleito, conseguiu 2.663 votos e, no passado, foram 2.989 votos.

Nesse caso, Rezende tem um forte apoio de lideranças religiosas e cristãs em praticamente todos os municípios do Estado, o que lhe garante a soma de uma grande votação no final.

O deputado Thiago Silva, com sua votação em 2022, se consolida no cenário político estadual, tendo uma grande votação em Rondonópolis, totalizando 12.999 votos, e ampliando sua votação em relação à eleição passada. No geral, ampliou sua votação de 19.836 votos do pleito passado para 30.506 votos neste ano. Sua posição de liderança o credencia como um dos fortes nomes também para as eleições municipais em 2024.

Neste pleito, uma novidade é que Rondonópolis aumentou sua bancada de suplentes no Parlamento Estadual. Roni Magnani (PSB), com 20.928 votos, e Claudinei Lopes, com 21.317 votos, ficaram como 1º suplente. Por sua vez, Marildes Ferreira conseguiu a 3ª suplência no PSB.

Dos 24 deputados estaduais eleitos em 2022, 18 deles foram reeleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, havendo uma renovação da ordem de 25%. Os novos parlamentares eleitos foram Beto Dois a Um (PSB), Cláudio Ferreira (PTB), Diego Guimarães (Cidadania), Fábio Tardin (PSB), Juca do Guaraná Filho (MDB) e Júlio Campos (União Brasil).

 

Deputados estaduais eleitos em MT:

Janaina Riva (MDB)
Max Russi (PSB)
Eduardo Botelho (União)
Nininho (PSD)
Lúdio Cabral (PT)
Gilberto Cattani (PL)
Dilmar Dal Bosco (União)
Sebastião Rezende (União)
Júlio Campos (União)
Thiago Silva (MDB)
Faissal (Cidadania)
Fabinho (PSB)
Valdir Barranco (PT)
Carlos Avalone (PSDB)
Beto Dois a Um (PSB)
Cláudio Ferreira (PTB)
Diego Guimarães (Republicanos)
Dr. Eugênio (PSB)
Valmir Moretto (Republicanos)
Dr. João (MDB)
Paulo Araújo (PP)
Wilson Santos (PSD)
Elizeu Nascimento (PL)
Juca do Guaraná Filho (MDB)

A Tribuna