Geral

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – Em agenda estratégica, Aylon Arruda assegura inclusão de Rondonópolis em rota de investimentos chineses

 

Interlocução e representatividade de Rondonópolis marcaram uma agenda estratégica do vice-prefeito, Aylon Arruda, em São Paulo. Foram dois dias que culminaram, entre outros, na assinatura da Carta de Intenções entre a cidade chinesa de Xiamen e Rondonópolis.

A convite da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), Aylon, acompanhado do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, participou do Workshop de Negócios de Xiamen no Brasil, realizado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde foram celebrados os acordos.

A carta formaliza a parceria de “cidades-irmãs” que, a partir de agora, coloca o município, oficialmente, como prioridade na rota de possíveis investimentos de grupos empresariais daquele país. Entre as empresas chinesas que já têm negócios no Brasil em andamento, por meio dos acordos como este, está a Xiamen Jianfa Group que anunciou que realizará investimentos de cerca de R$ 500 milhões no país.

A companhia já possui uma parceria com empresas brasileiras para manufatura com algodão brasileiro e pretende expandir seus projetos para outros ramos. E ainda a Xiamen Digital Energy Tech, que busca uma parceria em projetos ligados a armazenamento de energia, entre outras empresas.

“Esta é uma das maiores oportunidades de rompermos em algumas áreas fundamentais para nossa cidade e toda região, no que diz respeito ao avanço em inovação, tecnologia, industrialização, já no contexto de planejar Rondonópolis para 30 anos, como temos defendido e trabalhado. Em breve, faremos uma visita até lá também e novos negócios devem surgir dessa cooperação”, afirma o vice-prefeito.

Xiamen é uma das principais cidades do Sudeste da China, com pouco mais de 1,7 milhão de habitantes e abriga um dos principais portos do país asiático e passa a ser extremamente importante esse canal.

O evento teve a presença da cônsul geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o prefeito de Xiamen, Huang Wen Hui; e o presidente da CCDIBC, Fabio Hu; além de representantes dos setores empresariais brasileiros e chineses.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *