Nacional

Reciclagem pode gerar mais de 200 mil empregos no Brasil, diz pesquisa

Relatório da Fundação Dom Cabral e do Instituto Atmos afirma que medidas como revisão da carga tributária podem impulsionar setor

A indústria de gestão de resíduos no Brasil tem potencial de criar entre 197 mil e 244 mil empregos, segundo relatório elaborado pela Fundação Dom Cabral e o Instituto Atmos. O documento, no entanto, aponta a necessidade de investimentos para impulsionar o setor.

O levantamento cita medidas de apoio, como ampliação da infraestrutura, instalação de tecnologia, além de mudanças culturais e educacionais para incentivar a separação correta e o reaproveitamento de resíduos.

Além disso, o relatório aponta também a ausência de incentivos fiscais para os produtos reciclados, o que faz com que, muitas vezes, a matéria-prima virgem seja mais barata do que a reciclada.

O Brasil gera cerca de 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, dos quais 33,6% são recicláveis. No entanto, apenas entre 2,4% e 8,3% desse volume é efetivamente reciclado. A estimativa é que o impacto seja de uma perda econômica de R$ 14 bilhões por ano.

“Cada aumento de 1% na taxa de reciclagem pode gerar cerca de 9.315 empregos diretos. Se a reciclagem avançar 10 pontos percentuais, seriam criados aproximadamente 93 mil novos postos de trabalho”, aponta o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *