Projeto ensina artesanato para moradores de comunidade rural de São José dos Lopes, MG

Enriquecer e valorizar a produção artesanal. Estes são os objetivos do projeto de extensão “Design e Artesanato”: conectando processos criativos. Idealizado pela professora dos cursos de Tecnologia em Design de Interior e Design de Moda, Raquel Salgado, a ação transmite o conhecimento para a Associação Linhas de Minas, na comunidade de São José dos Lopes, em Lima Duarte, em Minas Gerais.
De acordo com a professora, o projeto busca articular o conhecimento teórico, dos estudantes do Centro de Ensino Superior (CES), com as necessidades da comunidade, que responde com o conhecimento tácito e experiências práticas. Conforme ela, as atividades se desenvolvem em encontros semanais e visitas mensais à comunidade.
“Os alunos desenvolvem nas aulas teóricas com noções de planejamento de coleção, escala cromática, fichas técnicas, precificação e tendências atuais do mercado. Elas são compartilhadas na cooperativa em encontros mensais. Nesses encontros os artesãos dividem com os alunos as técnicas de trabalho”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/a/K/DMQHlcS0W1AbUTILAE9A/professora-raquel-salgado-faz-palestra-para-moradores-da-comunidad-e-integrantes-da-cooperativa-2-.jpg)
Professora Raquel Salgado apresenta novidades para a Associação Linhas de Minas — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF
A estudante de Design de Interiores, Nathalie Guimarães, faz parte da ação. Ao G1 ela contou que surgiu naturalmente o interesse pelo projeto de extensão. “Mescla duas das minhas paixões: design e artesanato, e a conexão entre eles, unindo conhecimento tácito e acadêmico, prática e planejamento”, diz.
Para ela, é visível como os integrantes da associação gostam do que fazem e inspira e resgata o lado afetivo dela com o artesanato.
“Acredito que esse encontro da academia com a comunidade gerará ótimos resultados, tanto para os estudantes quanto para os artesãos. Ambos os lados irão se enriquecer com o conhecimento transmitido pelo outro e irão surgir novas experiências e novas formas de pensar, planejar e produzir, num trabalho conjunto”, finaliza.
Comunidade
Atualmente, a Associação Linha Minas atende cerca de 20 moradores. A coordenadora, Letícia Nogueira Fonseca, contou que desde o primeiro encontro com as alunas da faculdade, a comunidade se deu bem.
Próximas etapas
O projeto de extensão segue até o final de novembro. No segundo semestre de 2019 será realizado uma linha de produtos divididos em duas coleções:
- Objetos de Design para casa: utilitários e decoração;
- Coleção de moda: roupa e acessórios.
Ao G1, Raquel Salgado informou que este desenvolvimento será feito em conjunto de designer e artesãos, trabalhando o projeto, desenho, fichas técnicas e parte prática.
Após a finalização da ação, as peças serão expostas, respectivamente, na Mostra Design de Interiores e Desfile Sonhos e Devaneios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/t/b/BewrkAQOOsu7n2SXmacg/bordados-cestos-pufes-e-outros-itens-ja-produzidos-pela-cooperativa-antes-do-projeto-6-.jpeg)
Bordados, cestos, pufes e outros itens já produzidos pela associação antes do projeto — Foto: Nathalie Guimarães/CES-JF
