Política

Prefeitura renova termo de fomento para recuperação das nascentes do Arareau

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o prefeito José Carlos do Pátio anunciou que vai dar continuidade no projeto de recuperação das nascentes do ribeirão Arareau, desenvolvido pela organização não governamental (ONG) Grupo Arareau. A realização dos trabalhos será possível com o termo de fomento que o município vai fazer para a ONG, que contou com aprovação da Câmara Municipal.

O projeto de lei que autoriza o município a fazer a repasse para a ONG foi aprovado na semana passada e deve ser publicado no Diorondon desta segunda-feira (22). Feito isso será elaborado o contrato para formalizar a parceria com o Grupo Arareau ainda essa semana para que, desta forma, eles possam dar continuidade no projeto macro de recuperação de cerca de cem nascentes do ribeirão Araraeu.

Integrantes da ONG apresentaram ao prefeito, secretários municipais e vereadores que estiveram na reunião alguns dos resultados que foram obtidos com os trabalhos feito no ano passado. Inicialmente os voluntários estão atuando nas nascentes da região do Bananal, que são os primeiros pontos onde brotam a água que começam a dar vida ao córrego.

Somente nesta região foi feita a revitalização de 49 olhos d’água com o cercamento de 19 áreas. Os técnicos que auxiliam nos trabalhos também coletam material para análise da qualidade da água. Além do trabalho em campo, a ONG envolveu a comunidade em reuniões, encontros e realizou seminário e ações de divulgação da importância da recuperação e proteção das nascentes e ainda produziu 12 relatórios técnicos e quatro financeiros.

O prefeito José Carlos do Pátio reconheceu o trabalho da ONG e liberou, por meio do termo de fomento, o repasse de oito parcelas de R$ 30 mil para a continuidade do projeto. Pátio, inclusive disse que feitas as devidas prestações de contas, repassar duas parcelas dentro do mesmo mês para dar maior agilidade e acelerar os trabalhos.

Os secretários municipais de meio ambiente, Leandro Bernardo Leite, de finanças, Rodrigo Silveira e os vereadores investigador Gerson, Jonas Rodrigues, Júnior Mendonça, Marisvaldo dos Santos e Oséias Reis também participaram da reunião.

Texto: Gcom

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *