Local

Prefeitura inicia obras de tapa-buracos e recuperação de rede de drenagem

Por Danielly Tonin – Gabinete de Comunicação

Foto: Ednilson Aguiar/Gcom

A Prefeitura de Rondonópolis deu início nesta segunda-feira (17) às obras emergenciais de tapa-buracos e de recuperação de drenagens em diversas vias da cidade. O trabalho, que será conduzido por três equipes em campo, começou pelos pontos mais críticos, em vias de grande fluxo de veículos. Nesta segunda, uma equipe atuava no tapa-buracos na avenida Júlio Campos e deve dar sequência em demais vias da região nos próximos dias. Uma outra equipe trabalha na recuperação da drenagem e afundamento do pavimento na rua 13 de Maio, no centro.

Para a realização das obras emergenciais, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) contratou empresas para a operação de tapa-buraco, restauração de drenagem e ainda para a limpeza de bocas de lobo. Os serviços estão sendo acompanhados pela equipe de fiscais da Sinfra, que atendem determinação do prefeito Cláudio Ferreira e do secretário de Infraestrutura, Lucas Corrente Luz, de acompanhamento diário das obras para garantir que sejam feitas conforme as normas e com qualidade.

O engenheiro da Sinfra, fiscal dos serviços de tapa-buracos, Genaldo Rodrigues Pinheiro, explica que, neste primeiro momento, devem ser executados 15 mil metros quadrados de tapa-buracos na cidade. O trabalho teve início pelas vias de maior fluxo e será feito por região, alcançando os diversos bairros de Rondonópolis.

Para as obras de recuperação das galerias de água pluviais e dos locais onde ocorreu afundamento na via, o engenheiro e fiscal da Sinfra, Allan Amorin de Freitas, destaca que o critério é atuar primeiro nas ruas e avenidas de maior fluxo, realizando os trabalhos por região.

As equipes de recuperação de drenagem iniciaram os trabalhos na rua 13 de Maio, no centro, onde a drenagem rompeu causando um afundamento na via, situação que estava impactando negativamente no trânsito, no movimento do comércio no local, além de colocar em risco a segurança de pedestres e condutores.

No local, está sendo feita a troca das manilhas de drenagem profunda. O serviço deve durar, em média, dois dias para ser finalizado. Posteriormente, conforme ressalta o fiscal da Sinfra, as equipes devem recuperar a drenagem na rua Otávio Pitaluga, na Vila Aurora, onde há afundamento da via, e nas proximidades da rua Pedro Ferrer, também na Vila Aurora.

Os fiscais reforçam que são vários pontos críticos com necessidade de obras de tapa-buracos e de recuperação da drenagem e o trabalho deve atender todos os bairros da cidade paulatinamente.

Com o tapa-buraco sendo realizado e as obras de restauração de drenagem, uma terceira equipe dará início a limpeza de bocas de lobo, manutenção primordial para evitar novos rompimentos da rede de drenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *