Estadual

Prefeito quer mudança nos impostos e parcerias para evitar prejuízos com ida da Ferrovia para o Nortão.

 

O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) manifestou preocupação com os prejuízos que Rondonópolis pode ter a partir do deslocamento do traçado da ferrovia para o norte do Estado. Durante conversa com empresários e jornalistas no fim de semana, ele defendeu mais parcerias com o Governo do Estado e lamentou o fato de ainda não ter conseguido aprovação para atualizar a base de cálculos dos impostos municipais.

A maior preocupação é com a possibilidade de uma acentuada queda na arrecadação com a ída da ferrovia em direção à Cuiabá e aos municípios do chamado Nortão .

 “Somos a favor do desenvolvimento de Mato Grosso, mas me preocupa o passivo que está sendo deixado para trás. Já vi muitos políticos fazendo discurso da importância dela (ferrovia) ir, mas vi poucos defendendo Rondonópolis. A Prefeitura está se desdobrando para buscar caminhos para que a cidade não leve prejuízo”, afirmou.

Uma das alternativas seria a mudança da política tributária do município, com a atualização da base usada para calcular impostos como o IPTU. As tentativas anteriores foram barradas pela Câmara Municipal.

“Sou o único prefeito com três mandatos que nunca conseguiu um realinhamento de impostos no município. Não tive a competência do prefeito Percival Muniz que fez isso já no primeiro ano da gestão dele. Não consegui”.

O prefeito reiterou que a medida é necessária para assegurar a capacidade de investimentos pode ser feita sem penalizar a população mais pobre.

“O realinhamento não é em cima do povo humilde não. Apresentei a proposta restringindo o realinhamento àqueles em que podem pagar, porque hoje são cobrados sobre 25% do valor venal dos imóveis. Isso é importante para ajudar a resolver o passivo de Rondonópolis”, ressaltou.

PARCERIAS

O fortalecimento das parcerias com o Governo do Estado e a bancada federal também foram apontadas como medidas visando amenizar impactos negativos no futuro próximo. José Carlos do Pátio agradeceu o governador Mauro Mendes (UB) e o senador Carlos Fávaro (PSD) pelos recursos destinados a estruturação dos distritos industriais, mas afirmou que o município precisa de mais apoio.

“Estamos gradativamente construindo esta parceria, mas ela ainda é tímida. O que fazemos ainda é pouco. Temos hoje mais de 300 empresas na fila querendo área para investir na cidade. Estou segurando dinheiro, cortando gastos para dar vida ao distritos industriais já instalados, mas tenho vontade de ter mais um para atender a demanda”.

O prefeito disse ainda que tem buscado ampliar o diálogo com as outras lideranças políticas e que, apesar dos problemas, é otimista em relação ao futuro.

“A prefeitura não vai recuar nesse projeto de parceria. O que o Estado colocar e os senadores colocarem (de recursos), vou colocar também. Sou propositivo e não vamos recuar nessa caminhada. Vamos fechar o nosso mandato cumprindo os compromissos que fiz com o setor industrial”, afirmou.

RegionalMT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *