Local

Prefeito participa de entrega do novo material didático estruturado para as escolas municipais

Danielly Tonin/Gcom

 Ednilson Aguiar/Gcom

O prefeito Cláudio Ferreira participou, nesta terça-feira (25), junto com o secretário Municipal de Educação, Carlos Pereira Júnior, de solenidade de entrega simbólica dos materiais didáticos estruturados para professores e alunos da Escola Municipal Albino Saldanha Dantas, na Vila Goulart. A solenidade marca uma nova fase da educação de Rondonópolis a partir da utilização do material estruturado como base didático-pedagógica que será utilizado em todas as unidades da rede municipal.

O evento ainda contou com a participação do ex-secretário de Educação do município de Sobral, Ceará, Hebert Lima, cidade destaque na educação nacional, cujos avanços tiveram como base o material didático da editora Aprender, que passa agora a ser utilizado na rede municipal de ensino de Rondonópolis. Esteve também presente o CEO da editora Aprender, Josmário Cordeiro.

O prefeito Cláudio Ferreira destacou, durante a solenidade, que a Prefeitura está investindo e trazendo para rede municipal o que há de melhor em material didático no Brasil. “Essa gestão está comprometida com o investimento, não necessariamente em prédios, em instalações físicas, mas também investimento em conteúdo pedagógico, em material escolar. Investimento na remuneração do professor. Educação de qualidade não se faz com cimento, se faz com metodologia pedagógica. Se faz com comprometimento de toda a comunidade escolar e essa escola é um exemplo disso. É a escola melhor avaliada no Ideb de Rondonópolis. E é isso que a gente quer em Rondonópolis. Se todas as demais escolas tivessem performado como esta, Rondonópolis teria a melhor educação do estado de Mato Grosso”, argumentou.

O chefe do executivo municipal ponderou, contudo, que infelizmente, Rondonópolis está hoje apenas no 80º lugar no Ideb entre os municípios de Mato Grosso. “Isso é preocupante e sinaliza qual deve ser nossa prioridade que é investir em pessoas, em qualificação, na comunidade escolar, no planejamento das famílias e nos alunos de uma maneira geral. Nós queremos em Rondonópolis uma escola nota 10 de verdade”, disse.

Cláudio Ferreira acrescentou ainda que é preciso trazer as famílias para o contexto escolar, para o contexto educacional e ressaltou que a Prefeitura está comprometida em trazer o que há de melhor e investir realmente na educação. “Sou um prefeito comprometido com a qualidade da educação e acredito na força da comunidade. Nós trouxemos o melhor material, o que deu certo em outras cidades como em Sobral, mas o resultado só vem com o engajamento de todos, inclusive da comunidade”, afirmou e complementou que está comprometido também em garantir o melhor salário de Mato Grosso aos professores da cidade.

O ex-secretário de Educação de Sobral, Hebert Lima, destacou que é uma grande satisfação participar da entrega do material e lembrou que o município de Sobral vivenciou uma revolução semelhante a que está sendo iniciada em Rondonópolis, com fortalecimento da gestão escolar, a qualificação do trabalho de orientação pedagógica aos diretores e implementação de materiais didáticos estruturados que qualificam o trabalho em sala de aula e garantem a alfabetização dos estudantes.

“São ações ainda que envolvem a valorização dos profissionais do magistério, capacitação e orientação técnica do professor em sala de aula, a avaliação e monitoramento da aprendizagem para que a gestão escolar seja pautada em evidências e garanta, acima de tudo, a aprendizagem das crianças”, explicou Lima.

Segundo o secretário de Educação, Carlos Júnior, esse momento de entrega do material didático, que foi responsável pela grande transformação da educação da cidade Sobral, é um marco para a educação de Rondonópolis. “Teremos foco na alfabetização, começando o processo de pré alfabetização já com as crianças de 4 anos. Estamos adquirindo o material de recomposição de aprendizagem para o acompanhamento das crianças que apresentaram algum déficit na alfabetização. Queremos transformar Rondonópolis em uma das melhores do país em educação”.

O secretário reforçou que a intenção do Município é fazer o que foi feito na Escola Albino Saldanha  Dantas em todas as outras da rede municipal. “Aqui começa a transformação através da educação”, concluiu e lembrou que os materiais devem começar a ser distribuídos para todas as escolas após o Carnaval.

Aprender

A editora Aprender atua desde 2005 produzindo materiais didáticos associados a programas de formação continuada direcionado a educadores. O material foi utilizado pelo governo do Ceará como parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa, com ações voltadas para alunos, formações contínuas de professores, coordenadores e equipes técnicas, acompanhamento em salas de aula e avaliações.

Exemplo

A cidade de Sobral é considerada exemplo em educação no país, obtendo diversas premiações da Escola Nota Dez do Ideb e centenas de medalhas em olimpíadas.

Evento

A solenidade foi realizada na escola porque, é hoje, a unidade da rede municipal com maior nota no Ideb. A escola obteve a nota 6,8 em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *