Política

Paulo José defende ampliação das escolas integrais para manter estudantes nas salas de aula

O professor de Geografia e candidato a prefeito Paulo José Correia, da coligação Rondonópolis Pronta para o Futuro, defende o ensino público de qualidade e a ampliação do número das escolas em período integral como forma de fortalecer os vínculos entre estudantes e a escola. A defesa da ideia aconteceu durante sabatina realizada na faculdade Fasipe e ele defendeu atrativos como a estrutura para a prática de atividades esportivas, culturais e de recreação.

Paulo José diz entender que a escola no seu modelo tradicional não oferece atrativos para prender a atenção e para provocar nos estudantes das séries iniciais o desejo de prosseguir nos estudos. “Já construímos uma escola de período integral no bairro Edelmina Querubim, um bairro que fica numa região bem carente da cidade, construída em uma área de 30 mil metros quadrados e com estruturas como cozinha, refeitório, quadras de esportes e outras, além de salas de aula. Quando um aluno chega lá e vê uma escola naquele padrão, naquele jeito, com certeza ele não vai querer sair. Porque lá ele vai entrar de manhã e sair 5 horas da tarde com alimentação, com piscina para fazer natação, com pista de atletismo para poder praticar esporte”, explicou.

Ele conta que além do reforço escolar e atividades culturais, as escolas em período integral possibilitarão a prática esportiva, o que pode contribuir inclusive com a formação de atletas profissionais. “Acreditamos que com a construção dessas unidades, os alunos queiram ficar na escola. Porque lá não vai ser só mais uma escola. Vamos ter junto aulas de esportes, cultura, lazer e ele vai poder desenvolver todas as suas habilidades nessa escola. Será um atrativo para que ele não abandone a sala de aula”, disse Paulo José.

O candidato a prefeito das Forças Progressistas diz que ao contrário disso, o estudante acaba por perder o interesse pela escola e acaba se desviando dos estudos, prejudicando todo o seu futuro. “Eles vão achar que na rua está melhor que na sala de aula. Agora se ele tiver a oportunidade de permanecer o dia inteiro numa escola atrativa, aí sim acredito que seria diferente”, defendeu.

Paulo José conta ainda que já foi protocolado no Ministério da Educação projetos para a construção de mais seis escolas e cinco creches em período integral, que estão aguardando aprovação. “Já adquirimos as áreas para construir essas escolas em cada ponto da cidade, onde tem bairros mais carentes. Serão áreas de três hectares e já temos mais três escolas em construção e já vamos inaugurá-las em breve”, concluiu.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *