Autos e Motores

Os 10 elétricos mais vendidos no país em 2022 no Brasil

No ano passado, o Brasil emplacou 8.458 carros movidos somente por baterias, conheça aqui os modelos de maior sucesso

 

Tendência de alta

Antes da lista, porém, vamos a algumas informações interessantes, especialmente para você que, depois de ler o parágrafo acima, notou que os elétricos não correspondem sequer a 0,5% do total de veículos comercializados e que pode estar achando que eles não merecem tanta atenção assim.

Pois enquanto o mercado de veículos em geral no Brasil, em 2022, caiu 0,8% em comparação a 2021, os BEVs subiram 196%. E essa é uma tendência que vem desenhando uma curva ascendente radical – em 2020, haviam sido emplacados apenas 801 unidades desse tipo.

Justificativa posta, vamos então aos 10 mais de 2022 – que, para ficar mais emocionante, listamos do último para o primeiro. Os dados, assim como o ranking a seguir são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE):

Em 10º lugar, com 244 unidades, o furgão Citroën ë-Jumpy, o primeiro modelo elétrico da marca do duplo chevron lançado no Brasil. Além do trema no E, traz itens como ar-condicionado, piloto automático e sensor de chuva. Custa hoje R$ 334.990 e roda até 330 km com uma carga na bateria.

Em 9º, o mundialmente conhecido Nissan Leaf, com 347 emplacamentos. É capaz de rodar até 273 km em ciclo urbano com uma carga em sua bateria de 40 kWh. Traz uma série de sistemas de assistência de condução avançados, visão 360º por câmeras etc. Custa hoje, em promoção, R$ 235.800.

O 8º lugar é do pequeno clássico eletrificado britânico Mini Cooper SE, que custa hoje a partir de R$ 252.990, com 384 unidades. Ele consegue rodar até 234 km em ciclo urbano com uma carga em sua bateria de 32,6 kWh de capacidade e oferece 184 cv de potência nas rodas dianteiras.

Um pequeno utilitário ocupa a 7ª posição: o Renault Kangoo Z.E.MAXI, com seus até 270 km de autonomia. Um dos destaques do carro é a versatilidade, podendo ter 2 ou 5 assentos, privilegiando a carga ou, também, os passageiros. Vendeu 400 unidades em 2022 e custa R$ 209.000.

Com 424 unidades vendidas, o luxuoso e potente Audi e-Tron chega em 6º. Além de um altíssimo padrão de acabamento e de recursos de conforto e desempenho – são 300kW, equivalentes a 408 cv de potência –, o SUV pode rodar até 436 km com uma carga na bateria. Custa a partir de R$ 615.290.

Na 5ª posição está o crossover Volvo C40 Recharge, modelo que emplacou 584 unidades. A montadora informa que ele pode rodar até 247 km com uma carga, que pode ter reabastecida até 80% de sua capacidade em breves 28 minutos. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e custa R$ 429.950.

Em 4º lugar, com 594 pares de placas instaladas nos para-choques, está o Renault Kwid E-Tech. É capaz de rodar até 298 km em ciclo urbano. Por R$ 146.990,00, briga pelo posto de modelo mais barato de nosso mercado e pode ter 80% da carga de sua bateria reposta em até 40 minutos.

Com a medalha de bronze, no 3º espaço do pódio, chega o JAC e-JS1 com suas 609 unidades vendidas. Custa R$ 145.900 e pode rodar até 302 km com uma carga em sua bateria de 30 kWh. Levinho – são apenas 1.180 kg – é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.

A vice-liderança ficou com o pequeníssimo Caoa Chery iCar, que vendeu 782 unidades. Com 61cv de potência e parrudinhos 15,3 kgfm de torque, é ágil no trânsito, mas não passa dos 100 km/h. Pode rodar até 282 km e custa R$ 149.990.

E o primeiro lugar, disparado, é do SUV Volvo XC40 Recharge, com 1.770 unidades vendidas – número bom até para um importado de luxo a combustão. Custando hoje a partir de R$ 329.950, segundo a Volvo, ele oferece 305 km de autonomia elétrica, 408 cv de potência e 0-100 km/h em 4,9 segundos.

Revista icarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *