Opinião

O calor insuportável e o desmatamento indiscriminado

Na sequência de fotos dá para ver o descaso com nossas ávores, vemos árvores mortas há anos, outras  sofreram poda rádica recentemente, mas não voltarão a reviver  

A poda indiscriminada de árvores se tornou uma constante em Rondonópolis, basta observar, nossas árvores que estão sendo massacradas e dizimadas por pessoas inescrupulosas, grande parte comerciantes que aproveitam os finais de semana para cortar árvores, muitas das quais com décadas de plantio, outros tentam enganar a fiscalização (que não tem) fazem podas radicais, o que também caracteriza crime ambiental.

O pior é que ninguém faz nada, a SEMMA Municipal não fiscaliza, o Ministério Público não age e assim vamos ficando com nossa cidade ao relento.

Encontrar árvores mortas, deformadas, secas ou com lesões causadas por podas no centro da cidade é comum, mas a prática criminosa, está chegando aos bairros também.

Já que a Secretaria de maio ambiente nada faz, o Ministério Público deveria tomar para si esta tarefa. Temos ainda o Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis, que poderia fazer muito em defesa das nossas árvores urbanas.

Mas o principal é a falta de consciência dos moradores da cidade, que cortam muito e plantam pouco, numa verdadeira demonstração de desrespeito com as poucas árvores que ainda resistem.

As pessoas que trabalham com podas devem orientar o contratante quanto ao crime que estão cometendo, (poda agressiva) no qual ele se torna cumplice, portanto, deveria também ser penalizado.

Disciplinar o plantio, o replantio, a poda, a supressão e o uso adequado e planejado da arborização urbana é responsabilidade da SEMMA, dos podadores e principalmente de toda nossa população.

É urgente criar uma força tarefa para combater este crime e principalmente fazer o replantio nesse período que antecede as chuvas.

 

Da redação

Fotos JC Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *