Estadual

Moradores aprendem a confeccionar bordados e brinquedos no distrito de Paraíso do Leste


Paraíso do Leste, distrito de Poxoréu (MT), recebe pela primeira vez em sua história, a política cultural do Estado numa iniciativa de apoio ao artesanato. Com o projeto Mãos do Paraíso, moradores da comunidade estão sendo capacitados em confecção de bordados e brinquedos. 

Selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto está sendo executado desde fevereiro. Os materiais confeccionados na oficina serão expostos entre os dias 29 de março e 02 de abril para toda a comunidade. Também é prevista uma exposição fotográfica para deixar registrado o resultado das atividades.

A capacitação é realizada na Escola Estadual Argemiro Pimentel, em Paraíso do Leste. De acordo com a diretora da instituição, Elizângela Aparecida de Jesus Acassio, os participantes estão entusiasmados com a arte e já planejam outros passos, como manusear peças de bambu para a produção de artesanatos. 

“Mãos do Paraíso é um projeto que começa cheio da boa energia da nossa gente. Paraíso do Leste tem recursos naturais e muita gente talentosa”, define Elizângela.

Além de todo o apredizado, o projeto contribui ainda para saúde mental nestes tempos de pandemia. “O curso me ajuda a combater ansiedade e também estimula a criatividade”, revela uma das alunas da oficina, a dona de casa Célia Novaes

Para inscrever o projeto no edital da Secel, os organizadores contaram com o auxílio do produtor cultural de Poxoréu, Eden Costa. Para ele, a política de descentralização das ações culturais precisa ser um caminho sem volta em Mato Grosso.

“Eu me sinto extremamente realizado em contribuir para que esta iniciativa esteja atendendo aos anseios da comunidade do Paraíso do Leste”, conclui Éden.

*Com informações da Assessoria

Fonte: GOV MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *