Geral

Mercado Sukita, 20 anos de bons serviços

André Sukita.

 

No dia do aniversário de 71 anos da cidade de Rondonópolis visitamos o jovem empreendedor André Luiz da Silva, proprietário do “Mercado Sukita”. Falamos de tudo um pouco, desde o seu tempo de infância até a sua empresa localizada à rua Ana Matos, nº 70, no Jardim Primavera.

André Sukita nasceu em Rondonópolis, no dia 15.05.1976. É filho do mineiro José Maria Filho e da paraibana Iolanda Henrique da Silva. Seus pais se encontraram no Beroaba, zona rural de Rondonópolis, casaram e tiveram oito filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres. André é o mais novo dos homens.

O empresário André é casado com Elaine Rosa Ramos e tem duas filhas: Taianara e Uliana.

Teve uma infância muito feliz. Morou no centro da cidade, na rua Domingos de Lima esquina com a avenida Marechal Rondon, bem próximo da Praça dos Carreiros. Frequentou a Associação Bancária Rondonina – ABR, jogou futebol de salão no famoso Solrac do técnico Carlos Rufino e no time da Serralheria Nova do Zé Fuminho, que atuava na Praça da Saudade.

Sempre gostou de futebol. Quando criança, acompanhava os times do Valdemar Marra, chamado de Açucareira Cristalmat, e também o Time da Brahma, fazendo o papel de gandula. Nas resenhas, após as partidas, ficava ouvindo e participando das brincadeiras, quando os adultos tomavam cerveja e lhe ofereciam uma Sulita, que é um refrigerante de sabor laranja. Diziam:

— Pega uma Sukita, pega uma Sukita… – O apelido pegou nele.

O seu pai, José Maria Filho montou o conhecido Bar Santa Lúcia, na avenida Bandeirantes com a rua Rio Branco, que já tem mais de 50 anos de tradição. Local bem centralizado e que já teve a Prefeitura de Rondonópolis como vizinha de frente. Ali, o jovem André foi trabalhar com o pai. É o local de origem de tudo, pois passaram três gerações. Pai, filhos e netos, ou seja, uma vida forjada no trabalho e que funciona até a atualidade.

Interior do Mercado Sukita.

 

Visionário, o nosso entrevistado já consciente do seu futuro promissor abriu a sua empresa, inicialmente com o nome de Conveniência e Mercado Sukita, em novembro de 2004, no Jardim Primavera, onde atua até hoje. Viu que a região se expandia com o Condomínio Hortência na região da antiga Exposul, também viu o notório crescimento nas proximidades do Corpo de Bombeiros.

“Meus pais e minha esposa incentivaram bastante. Minha esposa está na luta e atuante até hoje na empresa”, disse André Luiz da Silva.

Notamos a interação com a comunidade. Todos que passaram ao nosso lado o cumprimentaram e tivemos que interromper a entrevista algumas vezes, pois comumente as pessoas vinham até o André para apertar sua mão.

“É o maior legado do meu pai. Deixou esse aprendizado de conversar com os clientes, sentir e passar o calor humano. Isso é muito importante no comércio. O cliente gosta de conversar e de ser atendido pelo dono”, falou André Sukita.

Interior do Mercado Sukita.

 

Um importante diferencial é entender a demanda para atender o cliente. Torna-se amigo e isso é relevante, porque identifica a necessidade do seu comprador, que na realidade é a peça fundamental para sua marca, seu negócio.

“É por isso que estou aqui há 20 anos. Viro amigo do cliente. É quase um parente do cliente. A maioria conheço pelo nome”, comenta André.

Essa gama de consumidores foi formada por muitos anos de atendimento de qualidade e a proximidade, além de outros fatores. Fomos informados que o Mercado Sukita tem clientes de várias regiões da cidade, inclusive da zona rural, como o Naboreiro, o Jarudore e o Beoraba.

O movimento não para, e claro, o nosso interlocutor tem que estar atendo ao atendimento, ao ambiente e tudo que diz respeito ao seu negócio empresarial. Trabalho é o que não falta. Disse-nos que trabalha todos os dias, de segunda a segunda-feira, das 06h30 com o pão saboroso e quentinho, até o final do expediente, às 19h30, numa dedicação especial e árdua.

Interior do Mercado Sukita.

 

Envolve várias pessoas no atendimento direto e indireto. Cita que uma empresa do tamanho da dele, sem o apoio da família não sobrevive.

“Rondonópolis é pujante. Podem acreditar na cidade, que ela dá oportunidades imensas. Todos os lugares daqui são bons. Não se preocupe que o seu lugar vai ficar muito bom em pouco tempo, talvez uns dois anos”, comenta André Sukita.

A expectativa para o Mercado Sukita é sempre a melhor, com novos investimentos, empreendendo com a mesma linhagem de trabalho que deu certo em duas décadas. Vislumbra estar muito atuante daqui a 40 anos.

“Sou muito grato a Rondonópolis. Aos meus irmãos, minha família, amigos e clientes da cidade e da região sudeste. É a cidade que a gente nasceu, cresceu e ama muito. O slogan é “Mercado Sukita”, o único mercado de Rondonópolis que você é atendido pelo dono”, finaliza André Sukita.

Fachada.

Fotos Hermélio Silva

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *