Estadual

Menino de 1 ano aguarda por consulta e cirurgia de hérnia há 9 meses em MT

De acordo com o sistema estadual de regulação, 28 pacientes – entre 0 e 20 anos – aguardam por cirurgia de hérnia inguinal em Mato Grosso.

Um menino de um ano de idade aguarda há nove meses por uma consulta com um cirurgião pediátrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. A família está muito preocupada com a demora e sofre junto com a criança, que sente dores fortes.

Ezequiel da Silva Prado chorava muito e, aos três meses de vida, a família descobriu que ele tinha um problema de saúde.

A mãe dele, Samara da Silva, de 17 anos, o levou até uma médica onde veio o diagnóstico de hérnia inguinal – que é uma protuberância que surge na região da virilha. No caso dele, se tornou uma hérnia escrotal porque a saliência desceu até o testículo.

A recomendação médica para o Ezequiel foi cirurgia, até porque ele sente muitas dores. O pedido, segundo a família, foi de urgência. No entanto, até hoje o menino não conseguiu nem passar por um cirurgião pediatra para avaliar a situação do garoto.

Segundo os médicos que atenderam o menino, a hérnia nessa região pode evoluir para um caso grave e precisa de atenção especial.

De acordo com o sistema estadual de regulação, 28 pacientes – entre 0 e 20 anos – aguardam por cirurgia de hérnia inguinal em Mato Grosso.

A família do Ezequiel espera que o poder público possa agilizar o processo para que ele passe por um especialista e faça a cirurgia antes que ele comece a andar.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para saber o motivo da demora no atendimento do menino pelo SUS.

Em nota, a secretaria informou que não foi localizado no sistema de regulação nenhuma solicitação de cirurgia em nome da criança.

Identificou apenas um pedido de consulta com um cirurgião pediátrico. A SES afirmou que está tomando todas as providências para o agendamento desta consulta, o mais breve possível.

G1/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *