Geral

MEI: aprenda a emitir nota fiscal

Para os Microempreendedores Individuais (MEIs), a emissão de nota fiscal pode ser um processo lento e difícil. Porém, desde 1° de dezembro de 2022, a Receita Federal lançou o aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). O documento fiscal digital substitui a nota fiscal em papel e foi criada com o objetivo de modernizar o processo de emissão de notas fiscais e simplificar a gestão fiscal das empresas.

  1. Cadastre-se no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal ou baixe o app (disponível para Android e iOS);
  2. Faça o login e preencha o formulário solicitado com o número do Título de Eleitor ou o número dos dois últimos recibos da entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda;
  3. Com o acesso liberado, basta cadastrar suas atividades econômicas prestadas para a emissão de NFS-e.

A emissão da nota fiscal eletrônica por dispositivos móveis segue o mesmo padrão acima no aplicativo NFS-e Mobile.

Benefícios da nota fiscal para o MEI

Entre os principais benefícios da utilização da NF-e estão:

  • Redução de custos: com a NF-e, não há necessidade de imprimir, armazenar e transportar notas fiscais em papel, o que reduz os custos com papel, impressão, armazenamento e transporte.
  • Simplificação do processo de emissão: a emissão da NF-e é realizada de forma eletrônica, o que simplifica o processo de emissão e reduz a possibilidade de erros.
  • Melhoria da gestão fiscal: a NF-e permite que as empresas tenham uma gestão fiscal mais eficiente, pois todas as notas emitidas são armazenadas eletronicamente e podem ser consultadas a qualquer momento.
  • Agilidade no processo de transporte: com a NF-e, os transportadores podem emitir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) de forma eletrônica, o que agiliza o processo de transporte. Consulta Pública/com redação
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *