Política

Mato Grosso tem o maior número de políticos espalhadores de Fake News

Mato Grosso lidera a lista de estados com o maior número de políticos que disseminam desinformação

Segundo o projeto Amazônia Livre de Fake. O estado de Mato Grosso lidera com o maior número de políticos na disseminação de Fake News. Deputados estaduais, federais e até senadores usam desse expediente, 101 mensagens falsas foram postadas entre 2023-2024. A deputada federal Amália Barros (PL/MT), in memorian, e Abílio Brunini (PL/MT), foram destaque desse levantamento, seguidos por Coronel Assis (União Brasil), Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL) e os senadores Jayme Campos (União), Margareth Buzetti (PSD), e Wellington Fagundes (PL). Também citados o governador Mauro Mendes (União) e os deputados estaduais Cláudio Ferreira (PL), Gilberto Catani (PL), Janaina Riva (MDB) e Júlio Campos (União).

O pior é que, impulsionar essas desinformações foram usados recursos públicos,  segundo o instituto Intervozes, Após analisar 195 anúncios impulsionados o impacto dessas desinformações é significativo, aponta o estudo.

 

O levantamento afirma que períodos críticos de disseminação de desinformação coincidem com momentos de grande relevância política, como a abertura de comissões parlamentares de inquérito ou a apresentação de projetos de lei. Um exemplo é o projeto de lei 4.183/23 do deputado Coronel Assis, que visa atingir o MST, exigindo a criação de CNPJ para responsabilizações, destaca o levantamento do Intervozes com a parceria do Instituto Centro e Vida.

Da redação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *