Roteiros

Mato Grosso tem mais de 140 cavernas, a maioria não está aberta a visitação

Estado de possui muitas cavernas famosas por suas belezas naturais e alto valor científico devido à história de indígenas nos locais, a paleologia, com fósseis e registros geológicos.

Caverna Kiogo Brado, nome indígena que significa Ninho das Aves fica no município de Chapada dos Guimarães — Foto: Rafaella Zanol/ Gcom-MT

O estado de Mato Grosso, possui mais de 140 cavernas catalogadas, ou seja 1,7% de todas a caverna existentes no Brasil.

A sua grande maioria não é aberta ao turismo regular, isso para evitar riscos aos pontos que poderão sofrer danos irreparáveis em todo seu conjunto.

Caverna do Jabuti, em Curvelândia — Foto: Prefeitura de Curvelândia-MT/Divulgação

A maior caverna

Na cidade de Curvelândia está a maior caverna do estado: a Gruta do Jabuti, que está liberada para visita apenas e tão somente para pesquisadores, estudantes universitários em aulas de campo e, em casos específicos para autoridades.

Caverna do Jabuti em Mato Grosso — Foto: Lenine Martins/Secom-MT

Na entrada da caverna do Jabuti, encontra-se um enorme salão de três metros de altura, que dá acesso aos demais espaços, dentre outros salões, salas, fendas e um poço, formando um verdadeiro labirinto, que proporciona um impressionante passeio. A caverna tem 4 km de extensão.

 

Na Caverna do Jabuti há uma grande diversidade de estalagmites, estalactites, que são as rochas no interior, com tetos e paredes rochosas de várias cores, variando do calcário branco mais puro ao marrom ferruginoso. Também nas paredes existe uma rica morfologia formada de flores de aragonita, cristais de quartzo, dolomitos (cristais), seixos de quartzo, estromatólitos e fragmentos de calcedônia.

Caverna Pau D’Alho, no município de Rosário Oeste, tem estalagmites formadas há 1.500 anos — Foto: Divulgação

O município de Rosário Oeste, conta com 54 cavernas., nem todas estão abertas a visitação

Da redação/pesquisa g1

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *