Variedades

Marildes ferreira faz balanço do seu trabalho à frente do Conselho do Idoso

Em entrevista recente com a vereadora Marildes Ferreira, que está presidente do Conselho da pessoa idosa em Rondonópolis, como ela mesma costuma dizer, ocupo uma cadeira no conselho por indicação da Câmara de Rondonpólis, como tenho um perfi mais voltado para as questões sociais o Presidente da Câmara a época, me colocou a situação e pediu para que eu assumisse o cargo. O caixa estava zero virgula zero, mas graças ao fundo municipal, a empresas como a Energisa Banco da Amazônia e várias pessoas físicas fazem antecipaçã do IR  nesta conta, conseguimos superar esta situação que estava caótica e engessava nosso trabalho. Nossa sede fica no grupo de conselhos na Avenida tiradentes, no antigo Nilmo Junior, no centro da cidade.

O objetivo do Conselho é fazer garantir, os direitos da pessoa idosa, aqui ningúém é remunerado, não recebemos nada pelo nosso trabalho, eu estou aqui de segunda a sexta, das sete ao meio dia.

Muitos idosos que procura acolhimento, muitos são moradores de rua, mulheres idosas que sofrem espancamentos, sofrem violencia da própria familia, filhos ou netos que tomam o cartão e por ai vai, mas a maior violência que vejo contra a pessoa idosa é o abandono, existimos para encaminhar estes casos, se o idosos tiver familia, é obrigação dos filhos cuidar dos seus país, está na nossa constituição.

Diáriamente atendemos entre trê a cinco casos, só neste ano, foram mais de tresentos atendimentos. Nosso trabalho é em conjunto com a Procuradoria e a Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, CRAS, etc.

Acolhemos tanto o idoso como familiares que nos procuram para colher informações de como fazer com seu idoso, depois do acolhimento é feito um relatório que é encaminhado para o setor competente.

Hoje temos uma assistente social que trabalha comigo, para que tenhamos um olhar mais obijetivo do assunto, justamente para que o Conselho seja mais mais social e acolhedor, já que trabalhamos  ligados a Secretária Social. Quando um idoso está com problemas de alimentação, nós ligamos para o CRAS, que faz este papel, acionamamos a rede, quando idoso está doente nós buscamos apoio na unidade de saúde de referência do idoso.

Marildes disse que é um trabalho que ama fazer e atende com prazer aos que procuram o conselho, finalizou ela.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *