óleo lubrificante do motor do carro é um item importantíssimo para o bom funcionamento do veículo, muitos sabem. Mas quais cuidados preciso tomar com o óleo? Se meu veículo é mais antigo, preciso usar um lubrificante específico? Conversamos com Thiago Ferreira Veiga, gerente de desenvolvimento tecnológico de lubrificantes e combustíveis da Vibra , para responder essas e outras dúvidas.

Carros com motores mais rodados precisam utilizar lubrificantes com maior viscosidade?

“A escolha da viscosidade adequada é crucial para garantir que o óleo funcione corretamente no motor. Os óleos com viscosidade mais alta são mais espessos e são geralmente recomendados para motores mais antigos ou desgastados, pois podem ajudar a selar folgas maiores nos componentes internos. No entanto, é importante seguir as especificações do fabricante do veículo, que geralmente fornecerá uma faixa de viscosidade recomendada.”  Explica o executivo.


Mas o que é a viscosidade? Como consigo identificá-la?

A viscosidade representa a fluidez que o óleo terá em determinada temperatura. Quanto maior a viscosidade, maior a “grossura” do lubrificante. Um óleo 15W-30 é menos viscoso que um 5W-30. O número antes da letra W significa o grau de viscosidade do óleo quando o carro está frio, enquanto os números seguintes indicam a grossura quando o motor e o óleo estão na temperatura de funcionamento.

Óleo evita o atrito entre as peças metálicas do motor, o que aumenta a durabilidade dos componentesÓleo evita o atrito entre as peças metálicas do motor, o que aumenta a durabilidade dos componentes

Óleos mais viscosos podem ser utilizados em carros mais rodados, mas existem linhas específicas? Qual a diferença?

“Existem lubrificantes específicos que possuem aditivos indicados para motores de alta quilometragem: Alguns compostos químicos são adicionados aos óleos lubrificantes para melhorar suas propriedades. Em motores de alta quilometragem, os aditivos podem incluir: antidesgaste, elemento capaz de proteger as superfícies metálicas, reduzindo o atrito e o desgaste, antioxidantes que previnem a formação de depósitos e a degradação do óleo, condicionadores de retentores que revertem os efeitos do ressecamento das vedações, anticorrosivos que protegem as superfícies metálicas da oxidação degenerativa, detergentes e dispersantes que mantêm o motor mais limpo, evitando que partículas de sujeira se acumulem em regiões específicas do motor.” Afirma Thiago Veiga.

A partir de qual quilometragem o motorista já pode utilizar um óleo lubrificante voltado para motores muito rodados?

“Apesar de não existir um número exato de quilômetros em que seja necessário mudar para um óleo de alta quilometragem, já que isso depende de muitos fatores, que vão desde às práticas de manutenções anteriores até o perfil de condução, muitos motoristas começam a considerar óleos de alta quilometragem entre 75.000 a 100.000 km. Esses óleos podem ajudar a reduzir o desgaste, manter a vedação e a limpeza do motor.” Encerra o especialista.

iG Carros