Local

Mais – Sistema de Ensino – Cursos técnicos

Carlos Rufino nasceu em Aquidauana – MS, em 10.12.1961, e aos três anos de idade mudou para Rondonópolis – MT, acompanhando os pais Aguinaldo Lucena (Aguinaldo Rufino Leite de Lucena) e Elza Lucena (Eva Nunes de Lucena), quando o patriarca veio inaugurar e assumir a agência do Banco do Brasil.

Carlinhos como é conhecido, é casado com a goiana dona Marilda Soares Rufino. Eles têm dois filhos nascidos na cidade: Aguinaldo Neto e Karla, e cinco netos rondonopolitanos.

A infância do nosso entrevistado foi muito boa como ele próprio afirma, com brincadeiras da época. Estudou no Sagrado Coração de Jesus e na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga – EEMOP. Hoje, formado em Educação Física.

Aos 20 anos fundou um time de futsal, inicialmente nas dependências da Associação Bancária de Rondonópolis – ABR, no qual seu pai era presidente e fundador. “Era uma brincadeira para jogar futsal. Sugeri o nome do time de “Solrac” e pegou. É o meu nome ao contrário. Conquistamos vários campeonatos em Mato Grosso”, diz Carlos Rufino.

Não temos como falar com o Professor Carlinhos e não falar do União Esporte Clube. A convite do presidente e vereador Antônio Lourenço Neto – Campo Limpo ele foi cuidar do time de juniores do União. Depois, em 1995 foi convidado por outro presidente Gilmar D’Moura para ser treinador do time principal. Também treinou o Vila Aurora – Tigrão e foi campeão estadual pelo Operário de Várzea Grande. Foi presidente do União de Rondonópolis e hoje é vice-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol.

 

 A escola “Mais – Sistema de Ensino”

 

Em 2006, Carlos Rufino e sua esposa Marilda compraram a “Mais – Sistema de Ensino”. Era instalada à avenida Cuiabá, ao lado da Caixa Econômica Federal. Investiram muito e usaram a experiência da esposa como coordenadora pedagógica para o crescimento da empresa. Passaram por um período difícil, e voltaram ao sucesso profissional. A Instituição de Ensino mudou-se para o novo endereço em 2015, situada à avenida D. Pedro II, nº 928, no centro da cidade, onde encontra-se na atualidade.

Os cursos ofertados foram escolhidos para capacitar os alunos de forma presencial e diferenciada, principalmente na área da saúde. Alguns deles são: Cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas e Segurança do trabalho, além das especializações técnicas em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica, cursos esses que oportunizam o aprendizado com mais dedicação, boa estrutura e com muita aula prática.

“É uma gratidão ter o reconhecimento da escola que mais forma e emprega no Sudeste de Mato Grosso. Temos professores qualificados, sempre aprimorando, com ensino de qualidade; Profissionais que se identificam e se comprometem com o saber e o conhecimento. Gostam de dar aulas!”, afirma Carlos Rufino.

A escola Mais – Sistema de Ensino tem parcerias com a Santa Casa, Hospital Regional e a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Saúde, Lar dos Idosos, Hospital Paulo de Tarso, além de empresas da iniciativa privada como o Grupo Petrópolis (Crystal), Coca-Cola, Machado Assessoria e Clínicas de Imagem e Diagnóstico.

Comumente os empresários da escola encontram com alunos e ex-alunos atuando em diversas empresas da cidade, como hospitais e clínicas.

São feitas pesquisas com empresários, alunos, professores e empresas parceiras para identificar as demandas atuais e abrir novos cursos, novas expansões e melhor preparação para colocar novos profissionais capacitados no mercado de trabalho.

A empresa participa ativamente das campanhas de saúde da cidade, como foi o caso contra a pandemia, também organizam projetos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, sempre valorizando os parceiros. A Escola tem se destacado com um dos maiores eventos para técnicos de enfermagem por três anos consecutivos, com o projeto Semana da Enfermagem, participando ativamente do evento, com cerca de 300 alunos.

 

Alguns cursos são de maior duração com até 30 meses, atendendo aos critérios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, sempre atuantes que visitam periodicamente a instituição. Tudo é avaliado, desde a estrutura física, professores, plano dos cursos, carga horária, calendário escolar e visita aos campos de estágios, inclusive nas revalidações dos cursos em andamento.

A Escola Mais foi pioneira na criação do curso técnico em Radiologia, quase que 100% dos profissionais dessa área em Rondonópolis, se formaram na Instituição. “A escola se orgulha em ser uma das poucas instituições da região a ser credenciada e autorizada a ofertar o curso de Radiologia”, enfatiza Carlos Rufino.

O curso de Segurança no Trabalho é um segmento muito procurado e saem profissionais qualificados da escola para atender Rondonópolis e cidades vizinhas como Pedra Preta e Primavera do Leste, com mão de obra profissional.

Entretanto, o carro chefe da Instituição de Ensino é o curso Técnico em Enfermagem, que é conhecido por ser o que mais insere seus alunos no mercado de trabalho, em virtude das parcerias firmadas.

Inicialmente foi um trabalho duro. Os empreendedores tiveram que trabalhar e aprender o processo de gestão de uma escola como um todo. Disse o Carlinhos que estudavam o tempo todo para poder se qualificar e oferecer o melhor para os alunos, com a preocupação maior no aprendizado, para formar profissionais e mão de obra com perfeição, porque do resultado do curso sairá aluno com profissão garantida e isso é o motivo de muito orgulho para os empreendedores.

“Vamos qualificar ainda mais, para que a gente possa ter sempre o retorno positivo com parceiros, e ver o aluno bem é muito bom, importante e gratificante. Estamos de portas abertas para receber os alunos e qualificar com a nossa marca: Mais – Sistema de Ensino”, finaliza o empresário Carlos Rufino.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *