Do leitor

LIVRO INFANTIL, PORQUE LER PARA UMA CRIANÇA?

Ler é uma arte e, ainda antes da alfabetização, o estímulo à leitura pode e precisa ser colocado no dia-a-dia. Ao mesmo tempo, mesmo sem frequentar escola, a família é a fonte principal de contato com a cultura escrita e, claro, também é um local privilegiado para as crianças usarem o mundo da imaginação través da leitura.

Compartilhar, ler e reler a bibliografia infantil com crianças, exala emoção e atenção ajuda a desenvolver capacidades como a ampliação da linguagem, criatividade, função neural de aprendizagem, expansão léxico e também desenvolve habilidade de interpretação. Além disso, os livros infantis adicionam o conhecimento de uma forma interessante, promovendo o conhecimento e a empatia com os objetos de aprendizagem.

O “Dia Nacional da Leitura Infantil”, é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. Lobato publicou seu primeiro livro infantil: “Menina do Narizinho Arrebitado” (1920). Neste livro, o autor narra as aventuras de Naricino e sua turma, personagem de maior destaque em suas obras para crianças. Sua obra mais famosa é “Sítio do Pica-pau Amarelo”, história acontece no sítio da Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, aonde vivem criaturas como o Visconde Sabugosa e a Cuca.

Os livros infantis modernos envolvem uma variedade de temas, de formato e conteúdo, permitindo constituir cidadãos, com uma visão ampla de si mesmas, da sociedade e do mundo. O hábito de ler é criado por estímulos proporcionado por familiares, uma razão que coloca as crianças em uma posição superior para se preparar para um mundo instruído. A habilidade de ler na infância é a base para a formação de um leitor competente e crítico, são habilidade que são adquiridas durante o processo de aprendizagem com a leitura.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *