Local

Lanchonete Farroupilha – Leonir, um cidadão rondonopolitano

 

Leonir José Facchini. Foto: Cesar Augusto.

Estivemos com o senhor Leonir José Facchini, mas conhecido como Gaúcho, para falar sobre a sua vinda para Rondonópolis e o seu empreendimento, quando apreciamos o saboroso lanche com suco de laranja, no dia 09.12.24.

Leonir José Facchini nasceu em Farroupilha – RS. É casado com dona Ângela Martins Facchini, tem três filhos: Alessandro, Fabiano e Geovana.

Chegou a Rondonópolis há 27 anos, e no dia 10.02.1997 abriu a Lanchonete Farroupilha, exatamente no mesmo endereço de hoje, na avenida Presidente Kennedy, nº 2.064, centro.

O Gaúcho sempre vinha passear nos finais de ano em Rondonópolis, pois os cunhados já residiam aqui, uma vez que eram proprietários de fazendas e autopeças. Certa vez, viu um ponto para alugar e não pensou duas vezes, pediu as contas da Grendene, fabricante das sandálias Rider, onde era funcionário de confiança da diretoria e ganhava muito bem, e mudou-se para Rondonópolis.

“Foram nove anos de trabalho na Grendene. Eu era motorista deles. Quando voltei e falei do meu negócio, eles me falaram que se eu quisesse podia botar fora, que eles me reembolsariam para poder trabalhar com eles. Não aceitei e disseram: ‘Pelo teu bem pode ir’”, disse-nos o Gaúcho Leonir José Facchini.

E veio. Deu-se muito bem. Quando faz visita ao Sul é bem recebido pelos antigos patrões, que são bilionários e simples de tudo.

“Era um sonho de ter minha própria empresa. O primeiro ano foi difícil, mas hoje não posso reclamar, se soubesse disso teria vindo 20 anos antes”, afirma Leonir.

Os salgados são apreciados pelos clientes, que são cativados pelo sabor, qualidade e o ambiente familiar da empresa. Os principais tipos são: presunto e queijo, presunto e queijo com tomate, salsicha e frango, salsicha e carne, carne e queijo, pastel de carne, pastel de carne e queijo, torta, coxinha, risoles e bolinho de carne. Todos os produtos são feitos pela família. Tem clientes de vários locais da cidade, desde a Coophalis, Copacem, Vila Rica e centro da cidade. Tem clientes vizinhos, pessoal dos escritores, médicos, dentistas, fotógrafos, e várias pessoas de fazendas e cidades próximas, como Pedra Preta e São José do Povo.

Os salgados assados são os mais procurados, e o suco de laranja natural também é um carro-chefe das vendas.

Alessandro. Foto: Cesar Augusto.

 

“Nós prezamos pelo atendimento e a qualidade dos produtos. Acho que não estão me enganando, porque veem sempre”, informa o Gaúcho.

A interação com os clientes é propagada e as brincadeiras com as pessoas é comum. Leonir sempre busca a interação e diz que não pode ficar calado. Conversa com um e com outro, tem alguns mais fechados, mas brinca com todos. Acha que, se ele ficar calado vai se achar fora da casinha.

A lanchonete é bem localizada, numa rua ampla, fácil de estacionar, o ponto é bom, pois passa muita gente.

O vereador Roni Magnani reconheceu o profícuo trabalho do nosso entrevistado e lhe concedeu o merecido “Título de Cidadão Rondonopolitano”, em 09.12.2019.

 

Porque decidiu pelos salgados

“Vi uma placa de vende-se num ponto, pensei: ‘vou comprar, vou dar uma de doido, porque acho que aqui é um lugar de ganhar dinheiro, o primeiro ano foi difícil, o calor muito forte. Andei noutros lugares, até se acostumar com o pessoal… Graças a Deus hoje não sairia daqui de jeito nenhum”, comenta o Gaúcho.

 

A famosa maionese caseira

Um cliente nos informou que a maionese é saborosa, saudável e elaborada pela família que não revela a receita. “Um ambiente familiar, dando prioridade aos produtos artesanais, nada é industrializado, feito com amor e venho aqui há 24 anos”.

Leonir e Hermélio Silva. Foto: Cesar Augusto.

 

Mensagem de fim de ano

Espera que a cidade cresça bastante com o novo prefeito. Que se desenvolva criando indústrias, que é bom para todo mundo. Rondonópolis é uma cidade boa. Espera que o pessoal escolhido pela gestão seja bom para trabalhar, e tem certeza que, vamos ter uma boa cidade para morar, trabalhar e investir na região sudeste de Mato Grosso.

“O povo vai ajudar, funcionando bem será bom para todos nós. Independe em quem votou, para nós é o melhor, decidido pela maioria”, fala Leonir.

 

Agradecimento

“Posso agradecer a cidade. Se hoje eu tenho alguma coisa é graças a cidade, porque a escolhi, hoje é minha cidade. Quando viajo, em duas semanas já quero voltar. Tudo que tenho foi construído aqui, construí aqui a minha família.”

Fachada. Foto: Cesar Augusto.

 

Hermélio Silva – Nasceu em Rondonópolis – MT.

Profissional de Marketing,

editor e escritor com 34 livros publicados.

Membro cofundador da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL,

ocupando a cadeira nº 06.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *