Autos e Motores

KTM terá câmbio semiautomático em nova big trail

Por Fernando Santos 

KTM pode ter câmbio semiautomático em sua próxima moto big trail. Seguindo algo semelhante ao já visto na Honda Africa Twin DCT, a fábricante austríaca já teve o pedido de patente da novidade registrado. Saiba mais do que vem por aí.

KTM terá câmbio semiautomático em moto big trail

O pedido de patente da KTM, registrado no exterior, é especificamente para uma trava de caixa de câmbio. Um sistema que impede que a transmissão gire e funciona essencialmente como um freio de estacionamento. No entanto, o documento deixa claro que se destina a ser usado em uma moto semiautomática.

big trail semiautomática ktm

Em resumo, o documento trata de uma novidade para ser usada com embreagem centrífuga. Isso mesmo, aquele tipo que você normalmente encontra em uma CUB, como a Honda Biz. Sistema que desacopla automaticamente o motor da transmissão em baixas rotações.

 

Honda já oferece sistema automatizado de marchas DCT, com acionamento no manete, em modelos como Africa Twin, NC 750 e X-ADV

A italiana MV Agusta, por exemplo, já oferece motos com a embreagem centrífuga Rekluse – que aliada a um up/down quickshifter dispensa o uso do manete da embreagem. Algo de princípio semelhante, mas bem mais refinado que na referida popular CUB Biz.

Além disso, o projeto da KTM tem a adição de mudanças eletrônicas – seja por alavanca de pé ou botão de pressão. Isso garantiria uma integração perfeita do câmbio de marchas e do gerenciamento do motor e, permitiria às mudanças de marcha mais suaves possíveis.

big trail ktm 1290 super adventure

Segundo registros, 1290 Adventure é um dos modelos cotados a ganharem as novidades patenteadas pela KTM

Big trail 1290 Super Duke R semiautomática!

Os desenhos de registro da patente não deixam dúvidas! A KTM pretende usar a novidade junto ao motor de 1301cc LC8 V-twin. Desta forma, a linha de modelos ‘1290’ é que deve ganhar o câmbio semiautomático: 1290 Super Duke R, 1290 Adventure e Brabus 1300 R.

Caso equipada com a novidade, 1290 Adventure seria uma das big trail mais poderosas com o sistema semiautomatizado

E como o propulsor tem até 180 cv disponíveis, uma moto semiautomática usando o grande LC8 V-twin certamente seria o modelo de produção mais potente a usar uma embreagem centrífuga e transmissão semiautomática.

Seria também especial para a big trail KTM 1290 SuperAdventure, modelo que chegou recentemente ao Brasil e compete diretamente com a Honda CRF 1100 Africa Twin – que já tem a praticidade da opção de câmbio DCT.

Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *