Local

Jornalista Ailton Lima – Costinha, o decano do jornalismo local

Esta semana iremos falar sobre o decano do jornalismo rondonopolitano, jornalista Ailton Lima (63), mais conhecido na roda de amigos e colegas de profissão por “Costinha”. Ele é um jornalista profissional com formação acadêmica, graduado nas “Faculdades Integradas de Uberaba – MG”, ex FIUBE, em Dezembro de 1986, e foi o primeiro profissional da comunicação (jornalismo) com formação acadêmica da cidade.

O jornalista é filho dos pioneiros do comercio rondonopolitano (ambos falecidos), Luiz Antônio de Lima, popularmente conhecido como “Luiz Doido”, e a mãe, a empresária Creuza Angélica de Lima, proprietária do tradicional ‘Bazar Santo Antônio’, que funcionou ininterruptamente por mais de 50 anos anos na avenida Marechal Rondon, no Centro.

Ailton Lima, é casado há 38 anos com Aparecida Maria dos Santos Lima, e tem quatro netos.

O jornalista começou seus estudos, aqui em Rondonópolis, estudando com a professora particular “Damásia”. Também estudou com a ex-diretora/professora Arolda Duetti Silva, na Escola Estadual Major Otávo Pitaluga (antigo Grupo Escolar); na Escola Batista, na Escola Sagrado Coração de Jesus; no Educandário Salesiano Patronato Santo Antônio em Coxipó (Cuiabá -1973-74), e na Escola EEMOP (1975-76), onde concluiu o primeiro grau.

Por influência do pai, Costinha acalentava um sonho de trabalhar na agricultura e para tanto, realizou um curso de Técnicas Agrícolas em Rio Verde (GO), de 1977-79. Todavia, percebeu que seu caminho iria fatalmente trilhar pelos caminhos da comunicação e/ou pelas sendas do direito.

Para isso, fez um curso preparatório para vestibular em Uberaba-MG onde foi aprovado em Maringá (PR), no vestibular para o curso de Direito (1980), e Comunicação Social em Minas Gerais, também no mesmo ano.

Dividido entre o direito e a comunicação, Ailton Lima optou pelo Jornalismo e graduou-se em Dezembro de 1986 na extinta FIUBE- Faculdades Integradas de Uberaba, hoje Uniube.

De lá para cá atuou firmemente no jornalismo local, tendo sido Jornalista Responsável e Diretor/Fundador da “Revista Nova Imprensa” ao lado dos grandes comunicadores, Antônio Souza Rocha Filho (Tonico Maravilha), Aderaldo Francisco (Ader-france), e Orestes Miráglia; revista esta que circulou em Rondonópolis e região entre os anos de 1987-1990.

O jornalista atuou ainda por três anos no Núcleo Avançado da SECOM/MT, aqui em Rondonópolis de 1988 a 1990, na gestão do então governador Carlos Bezerra.

Ele assinou e dirigiu diversas publicações locais e regionais; efetuou Assessoria de Imprensa a deputados estaduais produzindo informativos; assessorou campanhas políticas, e prestou serviço por vários anos ao Sindicato Rural local por intermédio da Agência Brasinter (Paulo Melo), além de ter atuado como repórter do Jornal A TRIBUNA (Abril – 2004/Junho-2011).

O jornalista atuou ainda como editor no site de informações “Data Hoje” onde foi um dos Diretores/fundadores, tendo  ainda realizado assessoria de imprensa à mesa diretora (2015/2016), ao lado de Hermélio Silva, e ao vereador Orestes Miráglia na Câmara Municipal.

Ailton Lima, é o que se pode chamar de um profissional, ético, discreto e avesso a badalações. Todavia por ser um crítico ferrenho do atual modelo de ‘jornalismo militante’ comprometido com a desinformação e alienação político partidária das massas, o comunicador tem uma postura mais conservadora e fiel ao jornalismo de raiz. E como costuma dizer: “Eu torço sempre pelo melhor pro meu país! Se o Brasil der certo, e vai dar certo, independente dos seus mandatários, todos daremos certo e seremos uma grande nação digna do seu grande povo”.

Por outro lado, como costuma repetir; o jornalista não mistura o seu lado pessoal com o profissional, não permitindo influências pessoais ou externas no seu trabalho jornalistico, o qual tem procurado desempenhar com lisura, retidão e ética profissional ao longo dos mais de 38 anos de formação e atuação na comunicação rondonopolitana e matogrossense.

Nos últimos cinco anos, o jornalista Ailton Lima desempenhou o seu trabalho profissional no Gabinete de Comunicação da Prefeitura, de onde se desligou recentemente e onde deixou uma legião de amigos e colegas profissionais do mais alto teor e responsabilidade profissional.

Por tudo isso, Ailton Lima é o que se costuma chamar nos bastidores da comunicação: um jornalista ímpar, imparcial, íntegro, amigo e leal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *