Variedades

Japão: Jornal impresso adota novo tipo de papel biodegradável que vira flores para abelhas

Nos últimos anos, os jornais impressos têm sido cada vez mais criticados pelo uso excessivo de papel para imprimir notícias que ficam desatualizadas já no dia seguinte.

Ainda que muita gente goste do “ritual” de segurar o jornal e ler as notícias fisicamente, a crítica do desperdício é pertinente e gera debate até mesmo nas empresas de jornalismo.

Levando esse problema à sério, o jornal japonês “The Mainichi Shimbunsha” decidiu inovar e agora usa papel 100% reciclado e misturado com sementes de flores, que atraem abelhas.

O jornal é um dos 5 mais populares do país e seu novo design foi desenvolvido pela Dentsu, que é uma das maiores agências de publicidade da nação asiática.

De acordo com o portal ‘Nation’, o folhetim pode ser plantado em vasos ou no solo e, depois de algumas semanas, se transforma em flores – daí seu apelido entre os japoneses: ‘Jornal Verde’.

Ele é feito com uma mistura de papel reciclado, água e sementes de algumas espécies de plantas com pequenas flores. Sua tinta, usada na impressão, decompõe como um fertilizante.

Assim, o reaproveitamento do papel, ao contrário dos demais jornais tradicionais, é super fácil: basta colocá-lo em uma embalagem com terra para plantar e regar, e as sementes germinam, cujas plantas geram flores que as abelhas adoram.

A iniciativa foi abraçada pelo público japonês, que elogiou a pegada mais sustentável que o “Mainichi Shimbunsha” busca ter. Recentemente, algumas escolas assinaram o jornal para educar as crianças sobre a questão ambiental e ensiná-las sobre a importância da reciclagem.

Tá aí uma ideia que pode servir de inspiração para outras empresas que trabalham com um grande volume de impressões em papel!

Razões para acreditar/Gabriel Pietro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *