Variedades

História: EEMOP, escola já formou pessoas importantes na cidade

Foto recente do EEMOP, após a reforma feita no governo Maggi

Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), foi criada pelo Decreto número 973 de 01 de julho de 1965, o então Governador Fernando Correia da Costa, assinou Decreto criando a “Escola Técnica de Comércio” que usou o mesmo prédio da Escola Estadual Marechal Dutra, até que em 1971.

Assim era a EEMOP Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, quando da sua inauguraçã

Em 1972 foi inaugurado, pelo Governador Pedro Pedrossian, o novo  prédio e também foi criado o Centro Educacional Major Otávio Pitaluga, que substituiu a “Escola Técnica de Comércio” nesta mesma época foram criados os cursos Ensino Fundamental, no segundo grau, foram criados os cursos  de Magistério, Técnico em Contabilidade, Secretariado, Normal, dentre outros, a nova unidade escolar tinha um grande espaço físico, e para ocupa-lo foram criados novos cursos para atender a demanda dos estudantes, que sofriam por falta de cursos de segundo graus na, já que apenas o Colégio Sagrado Coração de Jesus oferecia o Magistério, como as vagas eram poucas, muitos paravam seus estudos aos terminarem a oitava série.

 A EEMOP Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, recebeu este nome em homenagem ao Cuiabano nascido em 05 de novembro de 1880, que foi jornalista, deputado estadual e Militar.

Em 1918, o então tenente Pitaluga, desnhou um croqui do que seria o centro de Rondonópolis que tem como limite a avenida Dom Vunibaldo Talleur à margens do Córrego Arareau até a Avenida Presidente Kennedy, da rua XV de novembro até a rua Dom Pedro II.

Em 1948 o engenheiro Domingos de Lima aproveitou e executou o traçado inicial feito pelo Tenente Otávio Pitaluga.

Vista da EEMOP, ainda em 1976, ao fundo a quadra esportiva que formava o complexo esucacional

A escola conhecida apenas por sua sigla EEMOP, teve entre seus alunos pessoas que se tornaram ilustras personalidades da cidade. Já entre seu quadro de docentes podemos citar alguns mais conhecidos, como, Dr. Pedro Pereira Campos, Antônio Alberto Shommer entre outros.

Da redação

Imagens Internet

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *