Geral

Fábrica de sabão caseiro aumenta renda e ajuda o meio ambiente

A história de dona Íbis Uchôa, 56 anos, é um exemplo de como preservar o meio ambiente e ganhar dinheiro com isso. Há mais ou menos quinze anos ele descobriu que poderia aumentar a renda familiar fabricando e vendendo sabão caseiro, no quintal de sua casa em Macapá capital do estado do Amapá, ela montou uma pequena estrutura onde transforma óleo de cozinha usado em sabão, dessa forma ela ajuda a evitar que esses resíduos caiam na natureza poluindo ainda mais o meio ambiente.

Tudo começou quando li em um jornal, a receita de sabão feito a partir de óleo usado, fui atrás de restaurantes e pastelarias para combinar o recolhimento desse material, comecei a fazer o sabão em barra da receita do jornal. Começamos vendendo de porta à porta, então os clientes começaram a pedir o sabão líquido e em pasta, fui pesquisar e passei a produzir essas novas fórmulas, hoje já estamos vendemos em mercadinhos de bairros, ou por encomendas, para atender essa demanda tivemos que aumentar a produção.

Ao óleo é misturado soda cáustica, água sanitária, essência, e corantes, para chegar ao produto final, nossos produtos usados na limpeza feral da casa à lavagem de roupas. Finalizou dona Ibis.

José Carlos Garcia/ redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *