PolíticaVariedades

Exposição da Unemat ‘Amo Rondonópolis’ Traz 72 Anos de História da Cidade em Imagens

Por João Vitor

Nesta segunda-feira (7), Rondonópolis vai receber uma exposição que promete resgatar a memória da cidade. A Câmara Municipal vai abrigar, às 19h, a abertura da mostra fotográfica “Amo Rondonópolis: 72 anos de história em imagens que unem o passado e o presente!” – um projeto que é praticamente um mergulho no passado, conduzido pelo fotógrafo e estudante de Jornalismo da Unemat, Roberto Barcelos.

Roberto, que tem dedicado os últimos 30 anos a registrar momentos e histórias da cidade, traz na exposição um acervo de fotos que contam a história de Rondonópolis através de olhares e relatos de quem viveu e ajudou a construir a cidade como ela é hoje. Para ele, a ideia é muito simples, mas importante: “As novas gerações não sabem como foi Rondonópolis, como ela foi construída, a luta dos pioneiros. Essa preocupação é com a memória da cidade, preservar para que a gente saiba de onde veio e para onde vai”. E quem conhece a cidade sabe como a memória é fundamental.

O coordenador do curso de Jornalismo da Unemat, Lawrenberg Advíncula da Silva, destaca a relevância da exposição ao afirmar que ela é um tributo mais do que merecido à história de Rondonópolis. “O evento chama atenção para a memória como uma ponte para o presente e o futuro, uma ideia que reforça o papel do jornalismo e da história como aliados essenciais nesse processo”.

O evento de abertura também terá palestras que aprofundam o olhar sobre Rondonópolis, com o repórter fotográfico João Vieira Mendes, do Grupo Gazeta de Comunicação, e a professora Jocenaide Rosseto, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). E como todo bom evento, ainda vai rolar sorteio de livros!

A visitação está liberada até o dia 11 de abril, das 9h às 18h, na Câmara Municipal. E não se preocupe se você não puder ir nessa data, porque a exposição vai seguir para outros pontos da cidade: de 14 a 18 de abril na Unemat e de 21 a 25 de abril na UFR. O melhor de tudo: a entrada é de graça e não precisa de inscrição. É só chegar e aproveitar.

Fotos: João Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *