Local

Estádio Luthero Lopes, já foi palco de grandes clássicos esquecidos no tempo

Tarde ensolarada de domingo, do dia 08 de novembro de 1959, o frenezi da população local e dos convidados era intenso, mas não era para menos, naquela tarde estava acontecendo a inauguração do Estádio Luthero Lopes, que foi por muitos anos o maior centro esportivo da Região Leste do então estado de Mato Grosso.

A cerimônia de inauguração foi apresentada por Antônio Ribeiro Torres e Francisco Bispo, contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, idealizador e construtor do estádio, o engenheiro  Luthero Lopes e também de autoridades convidadas, além é claro de quase toda a cidade que à época era de pouco mais 14 mil habitantes.

 Para marcar o evento de inauguração, aconteceu um clássico entre a Seleção da vizinha cidade de Poxoréu, e da Seleção de Rondonópolis, não temos registro de como ficou o placar do jogo.

O Luthero Lopes sempre foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, bingos e até shows nacionais, certamente o antigo Luthero permanece com toda a sua grandiosidade na memória e no coração dos rondonopolitanos que viveram aquela época gloriosa do futebol da nossa cidade.

Pisou no gramado do antigo estádio nada mais nada menos, que o saudosos ídolos  Mané Garrincha, o goleiro Leão e tantos outros craques do futebol. Grandes equipes do futebol Brasileiro, como Vasco da Gama,  Milionários, (time formado por craques do nosso futebol) entre outros. Goiás, Santa Cruz, Guarani e Internacional, foram os mais famosos que passaram por aqui.

 

Em 1997 o espaço físico do campo deu lugar a construção do Atacadão. Após um acordo empresarial e o poder público municipal. A prefeitura trocou o terreno do antigo estádio, com a empresa Atacadão, que ficou responsável por construir uma nova praça de esportes para a cidade. O Estádio Luthero Lopes mudou para a região do Cidade Alta.

 

O novo estádio tem capacidade para 19.000 pessoas, amplo estacionamento além de toda infraestrutura para o desenvolvimento da prática futebolística.

A reinauguração aconteceu no dia 22 de março do ano 2.000, com o enfrentamento entre o União Esporte Clube e o Grêmio Porto Alegrense. O primeiro gol no novo estádio foi marcado por Ronaldinho Gaúcho na vitória do Grêmio por 4×0 sobre o União em jogo válido pera primeira fase da Copa do Brasil de 2000.

O velho Luthero Lopes, deixou saudades, mas cedeu lugar para o novo colosso, que muito tem orgulhado as torcidas dos times locais e de todos desportistas de Rondonópolis.

Da redação

Fotos: Arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *