Geral

Edson Ceretta, lança seu novo livro, “Crisântemo verde” no próximo dia 19

Às 19 horas do próximo dia 19 de maio, no A Casa do Rio, à Rua Armando Fajardo 693, próximo a Coophalis, na Vila Aurora, acontecerá o lançamento do livro “Crisântemo verde”, que é o volume 1 da série “Flores poéticas” do escritor Edson Ceretta, este compêndio tem 5 capítulos e 80 poemas distribuídos nas 220 páginas do livro, todos produzidos na adolescência do autor, na década de 90 do século passado.

O próximo livro da série será “Gérbera laranja” e para fechar o projeto com chave de ouro o autor pretende lançar “Rosa vermelha”, sétimo e último livro da série “Flores Poéticas”.

A série de sete livros é um projeto antigo do escritor Edson Ceretta, a bem da verdade desde sua adolescência, quando começou a aflorar seu lado poético. Cada livro levará o nome de uma flor e será identificado com a cor dada a ela no título, de forma que cada espécie escolhida tem o intuito de identificar fielmente cada fase de amadurecimento e, ou harmonia com a produção literária do autor.

Ceretta, já publicou outro livro com o título “À sombra do 13” e assim como foi no lançamento anterior, este também vai promover um trabalho filantrópico, os primeiros 50 convidados que levarem uma lata de leite em pó de qualquer marca, poderá troca-la por um exemplar do livro Crisântemo verde. Toda arrecadação será repassada aos proprietários do “A Casa do Rio”, Eduardo Acuña e Brunno Valente, que farão a distribuição a entidades sociais da nossa cidade.

A música ficará por conta de Paulo Pego, músico rondonopolitano, ocasião em que apresentará seu vasto repertório de MPB e Rock nacional ao público presente.

 

O livro tem a consultoria literária de Hermélio Silva, escritor, consultor literário, autor e membro da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, onde ocupa a cadeira nº 6. As ilustrações são do artista plástico Wander Melo, foi composto e impresso pela E.O.S. Editora.

Hermélio Silva, que também prefacia o livro, disse, “desconfiei que, dessas suas produções poéticas, viria alguma coisa, quando o entrevistei, em 31.10.2020, para o meu programa online, “Talk show, com Hermélio Silva”, que depois foi transformado em um livro com o mesmo nome, À época, ele me apresentou um volumoso material impresso, com mais de 600 textos.”

Da redação 

 Abaixo transcrevemos um dos poemas que fará parte do livro.

Caroline, meu amor

Caroline, meu amor!

Caroline, minha flor!

Sua pele, sua boca,

Seu corpo, seu suor.

Seus lábios de maçã,

Com mel, doce sabor.

Me aquece no inverno.

Seu desejo, seu calor.

Você é a minha dona.

Para você sou seu senhor.

 

A quero e a mereço,

Caroline, meu amor!

Jamais eu a esqueço,

Sonho doce e sedutor.

O amor não tem preço,

Já mostrou o seu valor.

Se o destino bate à porta,

Olha e pede por favor,

É porque ele se importa

Em cuidar desse amor.

 

Depois que você chegou,

Caroline, meu amor!

Tive força e coragem,

E você me completou.

Percorri tantos caminhos,

Que você me ensinou.

Tive tudo o que sonhei.

Só você me ajudou.

Esse sorriso no rosto

É marca que você deixou.

 

Um amor desse quilate,
A imprensa noticiou.
Jornal, revista, TV.
O povo também falou.
Você ficou famosa
Como atriz e eu como ator.
Saiu até em cartaz.
Registrado, então ficou.
E contigo sou feliz,
Caroline, meu amor!

Edson Ceretta é gaúcho de Palmitinho. Chegou a Mato Grosso em 2004, em Rondonópolis em 2016.
É servidor de carreira da Receita Federal, desde 2015. Graduado em Direito, pela URI – RS, possui especialidades em Ciências Penais e em Educação Inclusiva – Libras.
Autor do livro “À sombra do 13”, lançado em 2019. Coautor das produções literárias “Coletânea Aterrorizante” e “Coletânea poética – Volume 1”.
Romancista, poeta e contista. É editor e revisor literário, tendo já atuado em mais de uma dezena de livros de escritores locais e regionais.
Ceretta é também membro da Academia Rondonopolitana de Letras/ARL, onde ocupa a cadeira nº 12.

 

                          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *