Opinião

Editorial: Atirar no pé ou não, eis a questão

No momento de crise que atravessa o país, (em Rondonópolis não é diferente) o prefeito José Carlos Junqueira, (Zé Carlos do Pátio) enviou dois projetos de lei em regime de urgência para a Câmara municipal, aumentando em até 300% o valor venal dos imóveis. o que consequentemente será base de correção para o IPTU.

Uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente da casa Claudio da Farmácia, para votar os dois projetos de autoria do executivo, na próxima segunda-feira (30) a partir das 15 horas, Projeto de lei complementar 20/2019, que aumenta o valor dos imóveis da cidade, Os novos valores serão usados como base de cálculo para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a serem cobrados no próximo ano. O segundo projeto de lei complementar 025/2019, cria novos setores fiscais e diminui o valor do IPTU do bairro Alfredo de Castro, por exemplo que é classificado como Setor Fiscal B e mudará para Setor Fiscal C. Diminuindo o valor dos impostos daquele bairro, que é conhecido reduto eleitoral do prefeito Zé Carlos do Pátio

O quadrilátero central da cidade, entre as ruas Rosa Bororo e a rua Dom Pedro II, da avenida Dom Vunibaldo Teuler até a avenida Presidente Kennedy valor venal do metro quadrado dos imóveis vai saltar de R$ 130,56 para R$ 486,11, um aumento de mais de 270%.

Já o Jardim Rui Barbosa, bairro periférico que fica do outro lado da cidade, e que tem pouca estrutura, sofrerá aumento próximo de 140%.

Vê se claramente que esse projeto tem dois pesos e duas medidas. Resta saber se será aprovado ou não. A Base eleitora do prefeito na Câmara lhe dá certa tranquilidade para aprovação do projeto, mas os vereadores não devem se esquecer que ano que vem, tem eleições e aqueles que votarem pela aprovação do projeto, poderá estar dando um tiro no pé.

Da editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *