Variedades

É preciso preservar nossas árvores urbanas.

Que Rondonópolis e uma cidade muito quente todos sabem, uma das maneiras de tentar diminuir esse calorão é plantar árvores em canteiros, passeios e em todos espaços possíveis, mas temos observado uma postura totalmente contrária. Estão é derrubando indiscriminadamente, muitas vezes sem a devida autorização da Semma Secretária Municipal de Meio Ambiente, nos finais de semanas e nos feriados a coisa fica feia, pois sabem que estão livres de fiscalização e chegam a motosserra sem dó nem piedade, muitos porque não querem ter trabalho de varrer as folhas, outros  para da mais visibilidades aos seus pequenos negócios, tipo espetinho, ou venda de bugigangas eletrônicas contrabandeadas do Paraguai.

Nossa  população absorveu a cultura do desmatamento herdada dos sulista que vieram para Mato Grosso nos fins dos anos sessenta que chegaram desmatando o cerrado com tratores correntões e moto serras tudo em nome do progresso e do desenvolvimento. O que trouxe  sem dúvida alguma o progresso financeiro e colocou o nosso estado entre os maiores produtores de grãos do país.

Mas preservar e arborizar os passeios e calçadas é outra história, e ajuda muito no combate ao calor e é responsabilidade da prefeitura, através da sua secretaria de meio ambiente e do cidadão consciente que quer uma vida mais saudável. Uma árvore precisa de cuidados o gera custos pois precisa ser podada pelo menos uma vez por ano, e controle para evitar pregas e cupins. Para compensar estes custos que não são baratos, a prefeitura poderia criar o IPTU verde e oferecer descontos aos proprietários que tem ou vier plantar árvores na frente se suas residências ou estabelecimentos comerciais. Os descontos seriam proporcionais ao número de árvores plantadas, uma medida dessa talvez mude a cultura da nossa gente. Já para os infratores que cortam árvores na surdina,  a aplicação de pesadas multas, como forma de coibir essa prática que afeta à todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *