Estadual

Dona Preta, pioneira de Tesouro, morreu nesta madrugada aos 89 anos.

 

Registro fotográfico do último aniversário de Dona Preta, em 30/08/2021.

A cidade de Tesouro perdeu na madrugada dessa quarta-feira, Natalina Ferreira da Conceição Barbosa uma de suas pioneiras, Dona Natalina era conhecida como Dona Preta, católica fervorosa  e muito querida pela população local, ela morava no municípo desde o início dos anos 50 do século passado. 

Natalina ou Dona Preta, como era conhecida por todos, nasceu na cidade de Barreiras BA, veio para Mato Grosso, no início dos anos 1950, acompanhando sua família que buscava o sonho de melhorar de vida, a família de Dona Preta se estabeleceu na localidade chamada Córrego dos Dantas, onde tentou a sorte na exploração do garimpo de diamantes. Nessa época dona Natalina, contraiu matrimonio com o senhor Anísio, com quem teve uma filha chamada  Tereza, o casal e a filha se mudou para a sede do município.Algum tempo depois, ficou viúva e se casou novamente com Vicente Ferreira Barbosa com quem teve outros outros cinco filhos.

Foto de Dona Preta com uma de suas bisnetas

Vicente, que tinha a profissão de carpinteiro, construía, pontes, casas e conforme a necessidade até caixões. Por sua vez Dona Preta cuidava da casa, da educação dos filhos e ainda lavava roupas para fora, para ajudar na renda familiar. Seu Vicente, faleceu em 1989.

Dona Natalina, faleceu de insuficiência cardíaca, no Hospital São Lucas de Tesouro às 03:20 dessa manhã. Ela deixa Armindo Ferreira Barbosa, o único filho vivo, ele é funcionário do município de Tesouro, deixou ainda quatro netos, dois que vivem em Várzea Grande e outros dois que viviam com ela. O sepultamento está marcado para esta quinta-feira às oito horas da manhã no cemitério municipal.

Da redação

Fotos: Arquivo da família.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *