Do leitor

Do leitor | VACINAÇÃO X EDUCAÇÃO

As vacinas sempre estiveram presentes em nossas vidas, logo após o nascimento elas são importantes para proteger o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam em nosso organismo muitas doenças graves como: Sarampo, Caxumba, rubéola, varicela, gripe, difteria, tuberculose, tétano e coqueluche entre outras.

O Brasil atualmente oferece mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas à população, sendo um dos programas públicos de vacinação mais reconhecida do mundo que disponibiliza de forma gratuita à população. Dessa forma, é necessário conscientizar a população sobre a importância da vacinação, seus benefícios e conquistas alcançadas, alguns grupos no país vem ganhando força através da internet divulgando supostos efeitos colaterais das vacinas, sem base científica, causando medo a população, levando muitos a recusarem a vacinar seus filhos ou a si próprios, colocando em risco suas vidas, de seus familiares e da sociedade em geral.

No século XX tivemos muitos surtos de doenças como a varíola, sarampo e rubéola, gripe espanhola, erradicando comunidades inteiras, criando tristeza e dor. Recentemente surgiu alguns vírus como o H1N1, covid19 entre outros, que foram manipulados em laboratórios e por alguma falha humano acabaram sendo liberado no meio ambiente, ocasionando muitas mortes, medo e pânico na população em geral. Com isso, o Brasil enfrenta um desafio em muitas regiões, com o baixo índice de vacinação, os riscos podem ser sequelas graves ou até a morte, trazendo novamente para nosso convívio doenças erradicadas há tempos que mataram muitas pessoas no século passado. Sendo assim, a vacinação é uma responsabilidade social, protege não apenas quem vacina, mas toda uma comunidade, uma nação.

Neste momento de pandemia, vemos muitos profissionais de saúde que se diz zelar pela vida, fingir a injetar a vacina em alguns idosos, quebrando o juramento feito no ato de sua formação, causando revolta em toda sociedade. Sabemos da importância dos idosos e das equipes hospitalares estarem recebendo em primeira mão as primeiras doses, pois sabemos que estão mais vulneráveis e suscetível a contaminar-se.

A sociedade vem pressionando os gestores ao retorno das aulas presenciais. Muitas mãe vão nas redes sociais desabafar que não tem onde deixar seus filhos, que não

aguentam mais crianças dentro de casa. Filhos são escolhas, a partir do momento que se resolve tê-los a responsabilidade e toda dos pais, a escola é um espaço de Educacional, que disponibiliza para a criança momento de interação, para adquirir conceito base para um vida adulta. Muitas pessoas ainda confundem com assistencialismo.

Se a educação no nosso país fosse levada a sério os profissionais da educação estariam entre os primeiros a serem vacinados. Se querem que as escolas voltem a funcionar normalmente com as crianças, lutem para os profissionais da educação, serem vacinados rapidamente, só assim a escola poderá funcionar de forma segura, tanto para os profissionais com para toda comunidade escolar. A escola neste momento não é um lugar seguro para ninguém.

Nossa sociedade já perdeu muitas vidas com essa doença, não vamos expor mais pessoas se não tem com tratá-las depois, a vacinação ainda é a melhor forma de prevenir e se proteger. Cuidem-se pois o que temos de mais precioso é nossa VIDA.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto. Docente da rede municipal de Rondonópolis.

 

Rosilene Alves Lima, É graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior Albert Einstein. Pós-graduação em psicopedagogia e educação infantil pelo instituto Superior de Educação de Ibituruna ISEIB. Docente da rede municipal de Rondonópolis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *