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DIA DAS CRIANÇAS: Lojistas citam “melhora do humor e do clima” como fatores para crescimento nas vendas

Levantamento da CDL reuniu projeções do comércio local. Fora dos segmentados, expectativa ficou em 5% na comparação com 2023

Passado o período eleitoral, o comércio de Rondonópolis aguarda uma “melhora no humor” dos consumidores para engrenar de vez as vendas para o Dia das Crianças de 2024, celebrado no próximo dia 12 de outubro. Para este ano, o comércio varejista local projeta um crescimento médio na casa dos 5% na comparação com o mesmo período no ano passado. É o que mostra um levantamento feito nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

Dos segmentos em geral, este foi o percentual mais apontado. Um crescimento tímido, mas justificado pela economia ainda instável, além das incertezas já esperadas em anos marcados pela pauta política. “Este ano, o Dia das Crianças, para nós, foi atípico. A campanha (política) atrapalhou um pouco. Mas, sendo bem realista, esperamos no mínimo igualar os números do ano passado ou, que, sabe, atingir esta meta, dos 5%”, afirma um lojista entrevistado.

 

Instabilidade econômica também foi citada por diversos lojistas consultados. “Estamos vendo as pessoas, claro, dando prioridade aos itens básicos de consumo. Alimentação, bebidas, coisas do consumo imediato. Além das contas…”, completa.

 

Calor severo

 

Para incentivar a movimentação no comércio, outro lojista ouvido pelo levantamento adianta a estratégia. “Teremos ações na loja, toda uma temática voltada ao infantil, fazendo esta ativação. Distribuição de picolé, feitura de maquiagens, etc”, diz. “    Muito mais que vender a mais que no ano passado, a nossa expectativa é que este Dia das Crianças represente uma transição de um período ruim que tivemos em setembro”, completa.

 

“Setembro foi um mês estagnado, especialmente depois da Liquidaqui. A segunda quinzena performou muito abaixo, e isso está muito ligado não somente a questão política, mas, também, ao clima. Este calor severo, essas queimadas, essa fumaça,a  preocupação das pessoas, o risco à Saúde…Tudo isso inibiu as pessoas de saírem de casa. Agora a gente espera o início das chuvas, um clima melhor  de preparação, de “colheita” do varejo. Uma melhora no humor do mercado”, finaliza.

 

Black Friday e final de ano

 

À espera desta transição, os lojistas também citaram o Dia das Crianças como o “start” nos preparativos para as vendas da Black Friday, Natal  e Ano Novo, celebrados em novembro e dezembro, respectivamente. “Já com este pensamento começam, também, as promoções e condições especiais, oportunidades para as crianças e também para os pais. É hora de embalar o calendário”, diz um lojista entrevistado.

 

Mais otimista

 

Fora do segmento amplo, outro lojista entrevistado aposta no nicho como impulsionador das vendas. “Aqui nossa expectativa está entre 20% a 25%. Apesar de o mercado não estar ainda 100%, o que a gente vê são pais que querem ver seus filhos fazendo atividades ao ar livre, praticando esportes, fora das telas. A parte infantil está em alta. O mercado de bicicletas para crianças está bem aquecido”, diz. O lojista é proprietário de uma tradicional loja de bicicletas e acessórios.

Da assessoria

Foto: CDL Araranguá

 

 

 

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