Estadual

Crianças de 5 a 11 anos serão vacinas contra covid-19 sem atestado médico

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo garante que não criará obstáculos para impedir o avanço da imunização em Mato Grosso

Foto: Secom-MT

Mato Grosso não exigirá atestado médico para vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19. O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo  garante que assim que forem liberadas as doses para a imunização dessa categoria, o Governo do Estado fará a distribuição para dar início à vacinação.

O democrata garante que não criará obstáculos para o avanço da imunização em Mato Grosso. “A novidade é que tão logo a vacina seja disponibilizada, ela será distribuída no estado, e Mato Grosso não vai exigir atestado prévio para a vacinação das crianças de cinco a 11 anos. Nós vamos seguir o que foi conceituado com o Senai, com o Conagemes, com os órgãos de saúde, pela Anvisa, pela Sociedade Brasileira de Pediatria, enfim”, enfatizou.

Para o integrante do primeiro escalão estadual, a exigência de atestado médico é “desnecessária”, tendo em vista que já há comprovação cientifica da eficácia da vacina.

“Nós não vamos criar mais um obstáculo ou dificuldade para a população poder acessar a vacina”, repetiu, ressaltando que se houver alguma contraindicação específica, será respeitada.

“Se tiver alguma criança que, por alguma razão, exista prescrição médica de não vacinar, aí sim o médico se procede assim, mas exigir que a população faça uma corrida a postos de saúde e a pediatria que já é escassa no país e no estado do Mato Grosso não é diferente, seria uma imprudência muito grande, mais uma ação para promover o negacionismo da vacina que nesse momento é tão importante”, finalizou.

Leiagora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *