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Conheça o ucraniano Sherp ATV, um veículo para todo tipo de terreno.

Terra, areia, pântano, rocha, neve, gelo e água. Não tem terreno ruim que segure este veículo. 

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O projeto ucraniano foi na contramão da evolução dos carros “Off Roads” tradicionais que, em geral, evoluíram cada vez mais nas suspensões e sistema computadorizado, para gerenciar a tração das rodas.

O Serp ATV é muito mais simples em sua lógica de funcionamento, o que lhe conferiu uma performance acima de todos os outros.  


Na verdade, ele nem poderia ser comparado com os “Off Roads” tradicionais.

Ele é anfíbio e se parece mais com um pequeno caminhão do que com um carro, isso por conta dos seus 2,5 metros de altura, resultado dos enormes pneus com 1,6 metros de diâmetros e que, acredite ou não, são capazes de fazer o veículo flutuar e se deslocar na água! 
 
Os pneus também são responsáveis pelo amortecimento. Um sistema que controla a pressão dos pneus e deixa-os mais ou menos rígidos, isso é crucial para vencer alguns terrenos mais acidentados ou obstáculos como troncos de árvore e rochas. 
Ideal para geólogos, pescadores, caçadores, motoristas radicais ou ações de resgate. O Sherp é usado pelas Nações Unidas no programa de combate à fome em vários países do mundo.

Dentro de cada roda, ainda é possível levar combustível adicional, aumentando muita sua autonomia e lhe dando uma capacidade de 115 horas de funcionamento, podendo percorrer até 1600 km. 
 
O ponto negativo fica por conta da sua velocidade máxima de 40km/h, o que não é nada mal para um “Big Foot”, já que ele possui mecânica simplificada e transferência do motor para as rodas através de correntes.

Um detalhe absolutamente peculiar desse veículo, que o diferencia de todos os outros, é que suas rodas dianteiras não esterçam! Sim, as rodas não viram nem pra um lado, nem para o outro!

Mas como é possível fazer curvas? E a resposta é: através do acionamento independente de cada roda. Um lado traciona, o outro não. É similar ao princípio que faz um avião fazer curvas de grande amplitude enquanto taxia pela pista, mas nesse caso, freando um dos lados e aumentando a propulsão. 
 
Terra, areia, pântano, rocha, neve, gelo e água. Não tem “tempo ruim” e nem terreno ruim que segure esse veículo, que tem um visual um tanto quanto exótico e chega a se parecer com carrinho de brinquedo.

Está disponível em 3 versões:
Pro 1000, N 1200 e ARK 4300, este último reboca uma carreta fechada com 6 pneus, que aumenta sua capacidade de carregar carga e volume.

É claro que uma “brincadeira” destas tem seus custos, o preço do Pro 1000 fica em torno de U$ 115.000.

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