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Congresso da Aviação Agrícola do Brasil reúne 200 marcas em Leverger

O Congresso AvAg é dirigido a empresários, pilotos, produtores rurais, agrônomos e todos os profissionais, pesquisadores, autoridades e entusiastas ligados direta ou indiretamente ao agro e à aviação.

Congresso da Aviação Agrícola do Brasil reúne 200 marcas em Leverger

Foto: Divulgação

Faltando duas semanas para o maior evento do setor no país e um dos maiores do mundo, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024 começa a tomar forma no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, a aproximadamente 30 quilômetros ao sul de  Cuiabá. A atividade nos hangares e no pátio do aeroporto é intensa, com a montagem dos estandes e demais estruturas para receber um público estimado em pelo menos 4 mil pessoas.

De 20 a 22 de agosto, cerca de 200 marcas estarão presentes na exposição de equipamentos, tecnologias e serviços do Brasil e do exterior. O evento contará também com palestras, minicursos e debates distribuídos em três auditórios. As atividades ocorrerão das 14h às 21h, horário local (das 13h às 20h pelo horário de Brasília).

Haverá ainda uma programação pré-Congresso no dia 19 de agosto e na manhã do dia 20, com cursos de Atualização de Pilotos Agrícolas, Manutenção de Drones e encontros com universitários. Além disso, o dia será marcado pelas reuniões do Fundo de Defesa do setor e pela comemoração dos 77 anos da Aviação Agrícola do Brasil.

Com o tema “Tecnologia que gera sustentabilidade”, o Congresso AvAg 2024 retorna a Cuiabá após 11 anos fora do Centro-Oeste. O estado de Mato Grosso possui a maior frota aeroagrícola do país, com mais de 600 aeronaves. O Brasil tem a segunda maior frota do setor no mundo, com cerca de 2,7 mil aeronaves operando em lavouras, além de atuar no combate a incêndios florestais. Atualmente, pelo menos 11 aeronaves estão combatendo as chamas no Pantanal. O evento também destacará a tecnologia dos drones agrícolas, que já somam cerca de 3 mil em operação, e que serão demonstrados nos estandes e palestras do evento.

No debate internacional, o Congresso AvAg 2024 abrange também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. Neste caso, em parceria com a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e com a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca), segundo o revezamento anual entre os três países.

Falando em inovação, vale lembrar que o Congresso AvAg abrange também o Congresso Científico da Aviação Agrícola. Neste caso, uma mostra de pesquisas de universidades e especialistas independentes, com premiação para os melhores trabalhos – que são avaliados por um Conselho Científico. Este ano, são 24 trabalhos participando (o dobro do ano passado, que já havia sido recordista). De representantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); das Universidades Federais do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU) e de Jataí/GO e da Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Além de trabalhos de pesquisadores independentes ou vinculados a startups ou empresas de tecnologias.

O evento conta com a participação das duas fabricantes norte-americanas de aviões agrícolas. Uma delas a texana Air Tractor, maior do mundo no segmento. E a outra é Thrush Aircraft, ambas fabricantes de aeronaves turboélices (de maior capacidade de carga e desempenho. Ambas enviaram ao Brasil no ano passado nada menos do que 85 aeronaves novas para o trato de lavouras. E, claro, o Congresso AvAg terá a participação também da fabricante brasileira de aviões Embraer – que ainda detém 55% do mercado nacional e é responsável por cerca de um terço dos aviões agrícolas no Brasil serem movidos a biocombustível. Isso com o modelo Ipanema, que está em sua sétima geração e desde 2004 sai de fábrica movido a etanol.

Caldeirão Político
Foto: divulgação

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