Geral

Comunidade da Cascata e região participa de Mutirão Rural promovido pelo Sindicato Rural, Senar e parceiros

Durante toda esta quarta-feira (24), os moradores da Comunidade da Cascata e região, em Rondonópolis, participaram da 5ª edição do Mutirão Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Prefeitura de Rondonópolis e parceiros. As mais de duas dezenas de serviços gratuitos foram oferecidos na Escola Municipal Padre Dionísio Kuduavizcz.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Júnior, exaltou a importância de se levar serviços e atendimentos para as comunidades rurais do município. “Uma ação importante trazendo o Senar e o Sistema Sindical para as comunidades rurais, e trazendo estas informações e recebendo esse opinião dos produtores são situações que agregam muito para o Sindicato e mostra os serviços que a entidade presta a sociedade. Essa integração que faz o Sindicato crescer junto com a comunidade, conciliando o desenvolvimento da cidade em conjunto com o campo”, disse.


O supervisor regional do Senar Mato Grosso, Eduardo Pio, explica que o Mutirão Rural oportunizou para a comunidade da Cascata e região, uma variedade de serviços gratuitos de cidadania, saúde e assistência técnica, junto com os parceiros do projeto. “Foram mais de 20 serviços disponibilizados na área da saúde, como consultas médicas, odontológicas, atualização de vacinas e diversos exames. Também serviços de cidadania com emissão de documentos, palestras educativas e para o produtor rural temos a parceria com a secretaria de agricultura distribuindo várias mudas. Esse é o trabalho que realizamos, o Senar tem o objetivo de não só levar conhecimento para o homem do campo, mas também o lado social com os mutirões”, comentou.

Uma parceria estratégica ocorre com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que atende no dia a dia as demandas do público alvo do Mutirão Rural, e segundo o gestor da pasta, Ramon Borges Figueira, a ação do Senar e do Sindicato Rural é de fundamental importância para estas comunidades. “Esse contato direto com o produtor é muito importante com este tipo de evento, e de estar nas comunidades rurais, e a gestão do prefeito José Carlos do Pátio tem buscado ter esta proximidade com estas famílias, com os cuidados com as estradas, revitalização das pontes, abertura de poços artesianos e redes de água. Enfim prestando o serviço de qualidade, com incentivos e leis de fomento e todos os envolvidos no mutirão estão de parabéns com a iniciativa”, explicou.

Segundo o presidente da Associação da Gleba Cascata, Marionildo Antônio, a região conta com aproximadamente 600 famílias, incluindo os assentamentos Primavera, São Francisco, Pontal do Areia e Banco da Terra, além de atender também as fazendas dos arredores da comunidade. “Esse é o nosso segundo Mutirão Rural aqui na Cascata, onde na primeira edição tivemos uma grande participação destas famílias que receberam os mais variados atendimentos, e é muito importante acontecer este tipo de ação no campo, pois o produtor rural muitas vezes deixa de ir para a cidade para fazer algum destes serviços e pode realizá-los em dias como este na comunidade”, destacou.

Um exemplo foi o produtor rural, Roberson Barbosa, que é morador do Assentamento São Francisco e aproveitou o Mutirão para realizar uma visita ao dentista e também melhorar o visual com um corte de cabelo. “Um dia especial, pois a gente trabalha muito e fica sem tempo de ir até a cidade, e fazer este tipo de procedimento. E com esta estrutura vindo para a comunidade fica mais rápido e dá para tirar um tempo para arrumar os dentes de forma gratuita, o que é melhor né, e depois ainda vou contar o cabelo para ficar em dia com o visual”, comentou.


A Polícia Militar estava representada no evento pela Patrulha Rural, que são equipes especializadas em patrulhamento no campo em um trabalho de parceria com as prioridades rurais que traz uma maior sensação de segurança para as regiões participantes do projeto. O Subtenente Jovino explica que o projeto foi criado e desenvolvido em Rondonópolis pelo Tenente Coronel Gleber Candido, atual comandante da 14ª Companhia de Força Tática e detalha também como funciona a adesão dos produtores rurais à parceria com a PM. “Os produtores rurais que se sentem interessados em ter este policiamento, ele entra em contato pelo telefone (66) 99994 – 5864, e ali nós passamos determinadas orientações para a realização do cadastro, após é feita uma visita a propriedade rural onde é feito um primeiro contato com o produtor e nos repassa algumas informações que são enviadas para o nosso Centro de Controle e Comando do patrulhamento rural e onde também a propriedade passa a ter uma identificação por meio de uma placa adquirida pelo requisitante.

Desta forma, toda solicitação e demanda é feito via whatsapp onde por meio das numerações destas placas realizamos o patrulhamento”, explicou.
Ao final do Mutirão Rural foram registrados mais de 250 atendimentos, com destaque para a retirada de mudas, atendimentos odontológicos e consultas médicas no período vespertino.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *